Vidroplano
Vidroplano

Liderar em tempos de crise

24/06/2020 - 11h21

Escrito por Fernando Massi

A rotina no ambiente corporativo é repleta de desafios. Em momento de crise, a responsabilidade pesa duas vezes mais que em tempos normais. Além de manter um comportamento positivo e a capacidade de planejar sem se deixar abater pelas dificuldades, o líder precisa calcular e recalcular cada passo a ser dado por ele e pela empresa. Afinal, os resultados dependem de pessoas, que, por sua vez, precisam se sentir confiantes e engajadas, mesmo em meio à tensão. A seguir, cinco dicas para te ajudar a liderar nesses tempos atuais.

Seja transparente
A incerteza é um campo fértil para pensamentos negativos — quando não há clareza sobre a situação, abre-se margem para que a equipe passe a pensar que o pior pode estar acontecendo nos bastidores. Para evitar alarmismos, atualize a equipe diariamente, explique para onde a empresa está caminhando e quais medidas vem tomando para vencer a crise.

Tenha coerência
Faça o que digo, mas não faça o que eu faço” jamais se aplicará em um ambiente profissional saudável. Um discurso bem alinhado entre líder e equipe é poderoso e pode ir além do escritório, afetando a imagem institucional e a visão do público externo sobre a empresa. Quando a organização mantém os seus compromissos, a relação com os clientes também será influenciada positivamente. O resultado será a sua fidelidade, essencial para uma retomada.

Enxergue a longo prazo
Muitos gestores perdem o equilíbrio no calor do momento e, com isso, se esquecem do principal: a empresa estará pronta para lidar com o pós-crise? Você deve estar preparado para o agora, com um planejamento de gestão considerando medidas emergenciais, de curto prazo, mas sem esquecer a visão macro.

Tenha inteligência emocional
Essa capacidade permite lidar da melhor forma com os próprios sentimentos, reconhecer suas forças e fragilidades e olhar de maneira empática para outras pessoas.

Busque autoconhecimento
Isso possibilitará ao líder manter a serenidade, controlar a ansiedade e não transmiti-la à equipe, proporcionando um clima tranquilo — ainda que cheio de dúvidas sobre o futuro — e potencializando a tomada de decisões assertivas em todos os níveis.

 

Fernando Massi é sócio-fundador da OrthoDontic, a maior rede de clínicas ortodônticas do Brasil

Este texto foi originalmente publicado na edição 570 (junho de 2020) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista.



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters