Vidroplano
Vidroplano

Manutenção de boxes de banheiro é destaque na tevê

16/06/2015 - 14h00

Abravidro participa de reportagem do programa ‘Mais você’, da Rede Globo, passando dicas sobre o tema

Em agosto de 2014, o jornal O Globo publicou reportagem sobre acidentes em que o vidro instalado em boxes se rompeu, causando ferimentos em seus usuários. Dias depois, o tema foi abordado no telejornal Bom Dia Brasil. Na mesma época, o programa Mais você, da Rede Globo, também procurou a Associação Brasileira de Distribuidores e Processadores de Vidros Planos (Abravidro), desta vez aprofundando a questão. A entidade aceitou o convite, enfatizando a importância de se mostrar aos consumidores a necessidade de se fazer manutenção periódica no produto.

A matéria foi veiculada dia 29 de janeiro, quando a superintendente da Abravidro, Celina Araújo, ensinou os telespectadores a identificar possíveis problemas no funcionamento do boxe. Foi reforçada também a determinação da NBR 14207 — Boxes de banheiro fabricados com vidros de segurança quanto à necessidade de manutenção preventiva anual. Nosso material nunca esteve tanto tempo no ar: no total, foram quinze minutos de reportagem.

Manual de uso e manutenção

A matéria exibida no Mais você teve boa repercussão nas redes sociais e, embora tenha significado um passo importante na conscientização dos brasileiros quanto ao uso adequado do boxe de banheiro, a Abravidro já havia se mobilizado para incentivar a aplicação da norma técnica.

Uma de suas principais iniciativas foi a criação de um grupo de trabalho voltado para o tema. A primeira reunião ocorreu em novembro do ano passado, na sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), com a participação de diversos profissionais de nosso setor. A intenção do grupo é promover ações que incentivem os profissionais vidreiros a utilizar a norma técnica.

Nesse sentido, chega ao mercado este mês o primeiro trabalho, o Manual de utilização, limpeza e manutenção dos boxes de banheiro. O material está disponível gratuitamente e com livre acesso para download no site da Abravidro em duas versões diferentes: uma em arquivo fechado (PDF) e outra editável. Nesta, os vidraceiros podem incluir instruções específicas de determinado projeto para orientar seus clientes. A Abravidro não se responsabiliza por qualquer conteúdo acrescentado à versão editável do manual, mas lembra que o texto original da obra foi elaborado pelo grupo de trabalho seguindo rigorosamente as informações presentes na NBR 14207.

O objetivo é que, no ato da venda do boxe, as vidraçarias entreguem um manual de uso e manutenção do produto, garantindo assim a segurança do sistema durante toda a sua vida útil (veja mais na coluna “Falando em normas”).

“Estamos propondo um texto básico que serve como referência inicial para o cumprimento da norma”, esclarece Silvio Carvalho, gerente-técnico da Abravidro.

“O vidro é um material seguro e adequado para a aplicação em boxe de banheiro, basta selecionar um fornecedor de confiança, pedir nota fiscal do produto, seguir as recomendações de uso e fazer a manutenção periódica”, reforça Celina. Para quem ficou em dúvida, vale a leitura da reportagem publicada na edição 501 de O Vidroplano, que indica os cuidados na hora da compra, instalação e manutenção dos boxes de banheiro.

Fale com eles!

ABNT — www.abnt.org.br

Abravidro — www.abravidro.org.br

‘Mais você’ — gshow.globo.com/programas/mais-voce



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters