Vidroplano
Vidroplano

O que é engenharia de resiliência

20/10/2021 - 10h56

Escrito por Mário Fernando Mello

A engenharia de resiliência é uma nova forma de pensar a segurança do trabalho, levando em consideração como as pessoas reagem frente às constantes pressões sofridas no ambiente de uma empresa. Afinal, quando pressionados, indivíduos tendem a agir de forma muito mais arriscada do que a ideal, o que aumenta os riscos de acidentes.

Existem duas teorias sobre tais incidentes:

– No chamado “modelo sequencial”, eles acontecem a partir de uma relação bem definida de causa e efeito, incluindo ambiente social e hereditariedade, falha individual, atos e condições inseguras, entre outros;

– Já em outro modelo de estudo, o “sistêmico”, o acidente é tratado como o resultado de múltiplos fatores que compõem o sistema. Ou seja, muitas vezes o erro acontece por causas organizacionais e pelas pressões exercidas no trabalho.

Esse segundo modelo está alinhado à engenharia de resiliência, de forma a proporcionar inúmeras oportunidades de melhorias nos processos de gestão. O foco é que a segurança se baseie na presença de fatores positivos, como as habilidades e competências das pessoas, para fazer com que o maior número de coisas dê certo.

O professor dinamarquês Erik Hollnagel, um dos estudiosos pioneiros dos estudos desse conceito, desenvolveu em seus trabalhos quatro pilares para a resiliência:

– Visão de antecipação;
– Controle e monitoramento;
– Poder de confrontar problemas;
– Busca constante da aprendizagem com as ocorrências positivas.

Paralelo a isso, o comprometimento dos gestores em manter o equilíbrio entre a produção e a saúde e segurança no trabalho é fundamental para a amplificação da engenharia de resiliência. O comportamento resiliente traz vários benefícios aos indivíduos e, por consequência, às empresas – por isso, implementar programas que contribuam com o desenvolvimento dessa matéria por parte dos funcionários é uma maneira de conciliar trabalho com equilíbrio emocional.

Dessa forma, as pessoas aprenderão a enfrentar e superar as adversidades em sua atividade, reduzindo o risco de acidentes e de doenças ocupacionais.

Mário Fernando Mello é professor da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e membro do Departamento de Engenharia de Produção e Sistemas da instituição

Este texto foi originalmente publicado na edição 586 (outubro de 2021) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista.



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters