Vidroplano
Vidroplano

O que mais consome o tempo na gestão?

15/12/2020 - 10h52

Escrito por Arildo Ramos

Diariamente, encontramos empresários e novos empreendedores reclamando que estão trabalhando demais e não conseguem evoluir, ganhar dinheiro e ter momentos de prazer com família e amigos. Resumindo, não sabem para onde vai o resultado de tanto suor.

Se você já respondeu à pergunta “o que mais consome o tempo na gestão de sua empresa?”, e as rotinas abaixo não fazem parte da sua resposta, é melhor repensar o seu modelo de gestão antes que o esgotamento físico e mental o faça desistir.

– Planejamento;

– Busca permanente por conhecimentos;

– Cuidado com a sua marca;

– Treinamento da equipe;

– Avaliação e feedback para o desempenho da equipe;

– Busca de novos produtos e parceiros;

– Fidelização de clientes;

– Apurar resultados por indicadores.

Em alguns momentos, pode até ser bonito falar e demonstrar a todos o quanto a pessoa se sacrifica pela sua empresa, se entregando a justificativas para convencer apenas a si próprio, na tentativa de explicar tanta correria e pouco resultado.

Na verdade, trabalhar demais não é sinônimo de eficiência, mas de falta de planejamento e de objetivos. Muitos ainda perdem tempo com tarefas burocráticas ou processos ineficientes — e imaginam que mantendo essa postura conseguirão sucesso.

É preciso ter foco e delegar tudo aquilo que não gera crescimento, mas apenas controle, assumindo a verdadeira postura de líder. É para isso que você tem funcionários, contabilidade, sistemas de gestão etc. Mas lembre-se que delegar não significa “delargar”. Quando passar uma tarefa a alguém, acompanhe para se certificar de que o trabalho será entregue no prazo e com a qualidade desejada.

Arildo Ramos é empresário, palestrante, escritor e fundador da ARF Consultoria (arildoramos.com), empresa que atua há 20 anos no ramo de gestão e recursos humanos

Este texto foi originalmente publicado na edição 576 (dezembro de 2020) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista.



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters