Vidroplano
Vidroplano

Os desafios dos gestores em 2021

19/02/2021 - 16h25

Escrito por Renata Motone

Manter a equipe motivada foi o grande desafio dos líderes ano passado. A pesquisa Tendências Globais de Capital Humano 2020, da consultoria Deloitte, observou que, embora as empresas sejam responsáveis apenas pela segurança física dos trabalhadores, 96% dos entrevistados dizem que o bem-estar é uma responsabilidade organizacional.

Em um cenário como o da pandemia, os gestores precisaram lidar com mudanças imprevisíveis, demonstrando sabedoria, resiliência e empatia, características fundamentais para engajar equipes diante das instabilidades no âmbito profissional e pessoal. E, em 2021, os desafios continuam. Confira cinco ações necessárias na estratégia de liderança para este ano:

- Se colocar à disposição
Foi-se o tempo em que os colaboradores não tinham acesso direto aos gerentes. Para construir uma base troca colaborativa, o gestor precisa se colocar à disposição de todos. Um líder próximo e acessível pode acelerar o andamento dos projetos com efetividade, além de contribuir para um clima que favoreça o diálogo.

- Ter um plano de ação com metas semanais
Para que todo o time esteja a par das necessidades da empresa, devem ser traçadas metas semanais tangíveis. Um planejamento estratégico mensal é fundamental, mas alterá-lo de acordo com as necessidades da semana gera melhor rendimento.

- Se especializar e se atualizar
Em 2020, o profissional que se especializou teve grande destaque. E um gestor sempre precisa se atualizar de acordo com as principais mudanças do mercado. Quem acredita saber demais não está apto para gerir uma equipe de sucesso.

- Se atentar às necessidades individuais
Um time só conclui projetos se estiver bem individualmente. O líder precisa ter escuta ativa com todos a sua volta. Não se trata de colocar o individual acima do coletivo, mas ouvir as necessidades dos colaboradores pode ser o caminho para gerar confiança.

- Transmitir segurança
A liderança precisa transmitir a sensação de estabilidade, criar um ambiente o menos estressante possível. Assim, demonstrará que, mesmo que o contexto mundial ainda não seja bom, o colaborador terá a tranquilidade para desenvolver seu trabalho.

Renata Motone é consultora de seleção da Luandre Soluções em Recursos Humanos, consultoria com cinquenta anos de atuação na área de RH

Este texto foi originalmente publicado na edição 578 (fevereiro de 2021) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista.



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters