Vidroplano
Vidroplano

Prédio mais alto do Centro-Oeste tem fachada de controle solar

19/11/2020 - 11h15

Um colosso foi erguido no coração do País. Em Goiânia, o há pouco inaugurado Kingdom Park Residence transformou-se no edifício mais alto do Centro-Oeste brasileiro. Com 175 m de altura e 52 andares, o prédio une sustentabilidade com tecnologia vidreira: 5.500 m² de vidro de controle solar ajudam os moradores a suportar o forte calor local.

Ficha técnica
Autor do projeto: Unyt
Local: Goiânia, Goiás
Conclusão: fevereiro de 2020

vidro-em-obra-2

 

Design global
Projetada pelo arquiteto Andrey Machado, do escritório goiano Unyt, a obra buscou referências em centros urbanos conhecidos pela presença de uma arquitetura vertical desenvolvida, com inúmeros arranha-céus, como regiões dos Estados Unidos, Austrália, África do Sul e Cingapura. Segundo os responsáveis pelo design, a inspiração das formas do Kingdom veio das metrópoles mais cosmopolitas do planeta para integrar a paisagem da capital de Goiás a uma estética reconhecível globalmente.

Os apartamentos, de altíssimo padrão (cada unidade tem 482 m²), oferecem vista de 360 graus da cidade aos usuários. Sistemas de automação residencial ajudam na economia de energia, além de garantir o monitoramento do consumo – persianas, luzes e outros aparelhos eletrônicos são ativados por controles remotos ou até mesmo por gestos dos moradores.

vidro-em-obra-3

 

Pele de vidro
Mas o fator mais determinante para o edifício ser sustentável, no que diz respeito ao menor uso de eletricidade, é a fachada envidraçada. Composta de peças de controle solar SunGuard Silver 32, fornecidas pela Guardian e processadas pela Tem Vidros, bloqueia cerca de 60% do calor ao mesmo tempo que permite a entrada de 33% de luz. Com isso, o sistema de ar condicionado é menos usado – e ainda se tem certa quantidade de iluminação natural durante o dia. “As constantes inovações tecnológicas no segmento vidreiro contribuem para os conceitos de sustentabilidade, sem abrir mão de grandiosas concepções arquitetônicas, e isso é algo almejado pela construção civil e pelo cliente final”, comenta Paulo Silas, diretor-comercial da Sim Engenharia, empresa envolvida no projeto.

 

Especificação
Vidro da fachada: 5.500 m² de vidro de controle solar SunGuard Silver 32
Fornecedora: Guardian
Processadora: Tem Vidros

vidro-em-obra-5

 

Este texto foi originalmente publicado na edição 575 (novembro de 2020) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista.



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters