Vidroplano
Vidroplano

Primeira turma de PPCPE de 2024 é formada

05/03/2024 - 15h35

A Abravidro organizou a primeira turma de 2024 do módulo de Planejamento, Programação, Controle da Produção e Estoques (PPCPE) nos dias 31 de janeiro e 1º de fevereiro, no hotel Plaza Inn American Loft, em São Paulo. O treinamento desenvolvido pela entidade, parte da Especialização Técnica Abravidro, contou com a participação de treze alunos vindos de processadoras de todo o Brasil. A seguir confira um breve resumo dessa edição do treinamento, incluindo depoimentos de alunos e os pontos que revelam por que o curso é tido como um aliado de peso para a organização e o desenvolvimento das empresas.

Direto ao ponto
Com conteúdo sempre atualizado, o PPCPE teve como tema a “nova realidade do mercado”, que, segundo o instrutor técnico Cláudio Lúcio da Silva, um dos maiores especialistas do País na área de transformação de vidro e responsável pela condução dos estudos, está cada vez mais intensa. “Por que as empresas têm dificuldade? Porque o custo operacional delas não é compatível com a exigência do mercado e acaba não sobrando um lucro líquido aceitável ou que sustente a operação”, explica Cláudio.

No curso foram abordados diferentes tópicos com o objetivo de permitir aos participantes o aprofundamento nos aspectos e aplicabilidades tidos como essenciais para que a processadora se destaque em um setor bastante competitivo. “Priorizamos dar ênfase aos processos ligados a ajuste operacional”, revela. “Apresentamos aos profissionais os métodos para otimização da produção, controle do estoque de forma eficiente e ações para programar as atividades conforme a demanda do mercado, medidas que, a meu ver, contribuem bastante para o crescimento amplo e sustentável do negócio.”

Para aqueles que não conseguiram participar dessa edição do PPCPE, a Abravidro já confirmou as datas da próxima edição do treinamento – dias 16 e 17 de maio, em São Paulo. Os interessados devem falar com a área de Atendimento da Abravidro pelo e-mail rsilva@abravidro.org.br ou telefone (11) 3873-9908.

 

Relatos dos alunos
Veja a opinião de quem participou do primeiro PPCPE do ano:

“É a primeira vez que faço o curso. Ele serviu para eu perceber a existência de muitas informações técnicas na questão de otimização e melhoria de processos, as quais no dia a dia a gente não consegue identificar. Com certeza, eu o indico para ser feito, já que o vejo como excelente apoio àqueles que atuam em setores como o comercial, PCP e operacional.”
Alisson Thiago da Silva Santos, Bedisva/FW Distribuidora (Botucatu, SP)

“O melhor para mim foi aprender meios para o desenvolvimento de verificações, conhecimento esse que considero valioso para a rotina de trabalho. Na empresa em que atuo, o pessoal da minha área já havia feito o curso. Com o tempo, pretendemos encaminhar também profissionais de outros departamentos, como equipe de vendas e financeira.”
Bruna Yasminne Silva Torres, Center Glass (Rio Verde, GO)

“É a primeira vez que estou realizando um curso com a Abravidro e já posso afirmar que o treinamento agregou bastante. Eu achava que sabia tudo sobre vidros, porém, descobri que, na real, não sei nada. Aprendi muito conteúdo aplicável. Recomendo para todo mundo, de gestores às equipes comercial e de produção.”
Gustavo Rocha, Gran Vidros (Itaquaquecetuba, SP)

“É a terceira vez que faço o PPCPE, já que nele há bastantes detalhes que realmente abrem a nossa mente. Somos de um ramo muito específico e o bom é que o professor Cláudio, além de todo o conhecimento necessário, nos dá motivação para agir de forma efetiva com tudo que se aprende aqui. Com certeza, no ano que vem eu vou voltar para me especializar ainda mais.”
Rodolfo Garcia Pereira Júnior, Vidraçaria Guaporé (Cuiabá)

 

Qualificação pelo Brasil
Além do PPCPE, que é realizado apenas em São Paulo, os demais módulos da Especialização Técnica Abravidro (Corte, Lapidação, Serigrafia e Têmpera) seguem sendo aplicados a várias processadoras pelo Brasil. A Italajes Vidros, de Itajaí (SC), por exemplo, contratou o treinamento sobre lapidação para qualificar seus colaboradores. Dayse Neiva Correa Werlich, gerente-geral da companhia, explica os motivos que levaram a empresa a apostar nesse conteúdo.

 

Foto: Divulgação Italajes

Foto: Divulgação Italajes

 

Por que a Italajes resolveu fazer o módulo?
Para reciclar, qualificar e profissionalizar os colaboradores. Ao todo, sete funcionários participaram.

O que os colaboradores aprenderam para usar no dia a dia de trabalho?
Na teoria, conhecemos melhor a forma técnica de aplicação dos materiais nas máquinas e a importância de utilizar um bom insumo, para que a durabilidade e qualidade sejam prioridades. Na prática, aperfeiçoamos a forma de realizar as manutenções preventivas. Entendemos o quão é importante utilizar, na área de produção, os cálculos e ferramentas adequados para melhor controle e redução de custo.

Vocês recomendam a Especialização Técnica Abravidro?
Sim. Acreditamos que a cada dia surgem novas tecnologias e aprendizados. Nossos colaboradores devem estar sempre se atualizando e buscando meios para fazer um trabalho com qualidade, focando sempre na redução de custo e otimização de tempo.

Este texto foi originalmente publicado na edição 614 (fevereiro de 2023) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista.

Foto de abertura: Amorim Leite



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters