Vidroplano
Vidroplano

Processos com padrão, produto seguro

18/11/2016 - 15h36

A Art Vidros atua no setor vidreiro desde 2002. Nos últimos anos, a processadora deu passos essenciais para desenvolver seus negócios. Em 2008, construiu a sede própria e adquiriu um forno de têmpera vertical. Cinco anos depois, em 2013, passou a contar com um forno horizontal. Agora, em 2016, outra conquista: a certificação para temperados nas espessuras de 6, 8 e 10 mm concedida pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) e Instituto Falcão Bauer da Qualidade (IFBQ).

Entendendo a própria empresa
Além do selo impresso no vidro, um dos mais importantes benefícios da chancela são as mudanças ocorridas na produção das empresas. “É uma ferramenta para padronização dos processos, os quais necessitam de descrição técnica e organização das etapas”, comenta Cícero Bez Fontana Fragnani, consultor da companhia. A certificação permite ainda a comercialização de produtos via cartão do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), que oferece melhores condições para pagamento. “Isso aumenta as regiões de atuação e, consequentemente, as vendas”, afirma Fragnani.

Organização interna
O processo durou dez meses — de novembro de 2015 a agosto deste ano. A consultoria oferecida pela Abravidro foi fundamental para o sucesso: o consultor técnico Edweiss Silva preparou um relatório de diagnóstico e um cronograma de atividades nos quais foram traçados os pontos a serem revisados pela empresa. “Quando todos os colaboradores perceberam a necessidade e a importância do projeto, tudo ficou mais fácil”, explica Fragnani.

Futuro mais do que promissor
A certificação ISO 9001 está nos planos da Art Vidros para breve. Além disso, a empresa está desenvolvendo um site institucional novo, assim como um catálogo de produtos, tudo para facilitar o contato com os clientes.

Fale com eles!
Abravidro — www.abravidro.org.br
Art Vidros — (48) 3434-6900
IFBQ — www.ifbauer.org.br
Inmetro — www.inmetro.gov.br

Este texto foi originalmente publicado na edição 527 (novembro de 2016) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista clicando aqui



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters