Vidroplano
Vidroplano


10ª Glass South America atende as expectativas

21/05/2012 - 00h00

Depois de meses de espera e preparação de todo o setor vidreiro, a edição histórica da Glass South America chegou ao seu final. De acordo com os dados oficiais divulgados pela NürnbergMesse Brasil, organizadora do evento em parceria exclusiva com a Abravidro, a 10ª edição da maior feira vidreira da América Latina recebeu, nos dias 16 a 19 deste mês, mais de 12 mil visitantes. Ao todo, duzentas marcas de 35 países estavam à vista no Transamérica Expo Center, em São Paulo.


Dentre os visitantes, chamou atenção a variedade de profissionais e de seus países de origem. Havia pessoas da indústria moveleira, construção civil, automotiva e arquitetura de todo o Brasil e de países como Argentina, Chile, Peru, Colômbia, México, França, Grã-Bretanha e Alemanha, dentre outros. O prestígio do público não foi em vão, visto que a Glass apresentou lançamentos nas áreas de tecnologia, maquinário, sustentabilidade e arquitetura com inúmeras aplicações.


No dia 16, na coletiva de imprensa que abriu a mostra, Ligia Amorim, diretora-geral da NürnbergMesse Brasil, afirmou que o objetivo da feira era proporcionar um espaço estratégico de networking e desenvolvimento do setor vidreiro. “Só se faz negócio quando se encontra olho no olho”, disse. Alexandre Pestana, presidente da Abravidro, relembrou a presença intensa do vidro no dia a dia da sociedade e falou sobre a importância da Glass South America. “A aposta e o investimento na feira, assim como a mobilização em torno dela por parte da cadeia vidreira, são impressionantes”.


Eventos paralelos
O dia seguinte (17) ficou marcado pela realização de dois eventos: o Solar Glass Expo e o Glass Performance Days South America (GPD Same). Este, aliás, organizado pela segunda vez no nosso continente, se deu também no dia 18 e teve como palestrante de maior apelo midiático o arquiteto James O’Callaghan, um dos principais especialistas em vidro estrutural do planeta e responsável pelas icônicas lojas envidraçadas da Apple ao redor do mundo. Também se apresentaram profissionais de empresas conceituadas mundialmente no segmento vidro.


O Solar Glass Expo colocou em pauta assuntos relevantes para o setor, apresentando importantes cases das empresas que já investem em tecnologias sustentáveis. Celina Araújo, secretária-executiva da Abravidro e editora de O Vidroplano, disse na abertura do simpósio que é um prazer para a Abravidro — uma das entidades responsáveis por realizar o encontro — propiciar ao setor do vidro que a energia solar seja discutida de maneira ampla pela primeira vez na Glass South America. “A energia solar é muito comentada no mundo, mas ainda carece de discussões técnicas no Brasil”, lembrou, afirmando que os processadores brasileiros não medem esforços para realizar investimentos em novas tecnologias. “A Abravidro está à disposição para ajudá-los quanto a esse assunto”.


As fabricantes Cebrace, Companhia Brasileira de Vidros Planos (CBVP), Saint-Gobain Glass e União Brasileira de Vidros (UBV) aproveitaram a Glass para realizar coquetéis em seus estandes e receberem clientes de todos os cantos do Brasil.


Sucesso
Com todos esses atrativos, não foi à toa que a 10ª Glass South America foi um sucesso em termos de público e de novidades em produtos expostos. A imensa fila que percorreu a lateral do Pavilhão B do Transamerica Expo Center no último dia da mostra foi prova disso. A opinião positiva de quem é acostumado a tomar parte em eventos de grande nível também confirmou a impressão. “Ao participar dessa feira, comprovamos o crescimento do setor vidreiro brasileiro, que está em alta há, pelo menos, cinco anos”, afirmou Renata Gaffo, diretora da Associação Italiana de Fornecedores de Máquinas, Acessórios e Produtos Especiais para o Processamento de Vidro (Gimav), organizadora do Pavilhão Italiano na mostra.


Os organizadores, como não havia de ser diferente, também se mostraram satisfeitos. “A edição de 2012 foi um marco no desenvolvimento do vidro no Brasil porque, pela primeira vez, a questão energética foi abordada com profundidade em dois seminários técnicos, o GPD Same e o Solar Glass Expo, e também na apresentação dos produtos junto aos estandes da feira”, resumiu Celina Araújo.


A diretora-geral da NürnbergMesse Brasil, Ligia Amorim, revelou que a presença grande de um público qualificado já era esperada. “O fato de termos um dia a mais atendeu a demanda do mercado vidreiro e o público teve mais tempo para se dedicar às novidades e ao conteúdo para o setor que estava na programação”.


Já está com saudades da feira? Então marque em sua agenda: a próxima edição da mostra será nos dias 21 a 24 de maio de 2014. Já a cobertura completa da 10ª Glass South America você poderá conferir na edição de junho de O Vidroplano.


Veja todos os álbuns de fotos da Glass South America 2012 no Facebook da Abravidro 


GPD Same aborda eficiência energética e solar na arquitetura


Glass South America: terceiro dia da feira


Glass South America: segundo dia é marcado por simpósios


Simpósio discute energia solar na Glass 2012


Primeiro dia de GPD Same tem palestras de especialistas em vidro estrutural


Coletiva de imprensa abre oficialmente a Glass South America 2012



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters