Vidroplano
Vidroplano


11º Simpovidro celebra a união do setor vidreiro

25/11/2013 - 00h00

O 11º Simpovidro acabou (assista ao vídeo oficial aqui), mas os resultados obtidos na maior edição do maior evento vidreiro no País seguirão conosco ao longo dos próximos dois anos, até chegar 2015 e mais um novo simpósio. O recorde histórico de participantes — 908 pessoas vindas de todos os cantos do Brasil e de outros países —, as palestras com alguns dos principais pensadores nacionais e as belezas do hotel Iberostar Praia do Forte, em Mata de São João (BA), juntaram-se ao que de mais importante pôde ser visto ao longo dos cinco dias de programação: o sentimento de unidade do setor, a felicidade de estar junto e planejar os passos a serem seguidos durante os meses e anos vindouros.


Cerimônia de abertura
Na noite de quarta-feira, ocorreu o cerimonial de abertura do 11º Simpovidro. A banda Didá, composta inteiramente por mulheres de Salvador, tocou uma vibrante versão do Hino Nacional, emocionando uma plenária completamente lotada.


O primeiro discurso foi feito pelo presidente da Abravidro, Alexandre Pestana (foto). Ele agradeceu pelo apoio dos seis patrocinadores do evento (AGC, Cebrace, Guardian, Saint-Gobain Glass, União Brasileira de Vidros e Vivix) e lembrou que, hoje, faz-se necessária maior oferta de vidros às processadoras e distribuidoras. “Estamos cientes do aumento do investimento das fabricantes no País, mas precisamos de mais. Importamos vidros por necessidade, quando deveríamos fazer isso por opção”.


Na sequência, em um momento destinado às fabricantes de vidro nacionais, falaram os executivos dessas empresas: Davide Cappellino, CEO e presidente da AGC, afirmando que “o Simpovidro não é só o principal evento do setor vidreiro do Brasil, mas um dos maiores do mundo”; Leopoldo Castiella e Renato Holzheim, diretores-executivos da Cebrace; Marcelo Botrel, diretor Nacional de Vendas da Guardian; Luiz Fernando Tirone, gerente-geral da Saint-Gobain Glass; Sergio Minerbo, presidente da União Brasileira de Vidros (UBV); e Paulo Drummond, presidente da Vivix. Encerrada a solenidade, um jantar seguido de uma esticada na boate deu fim às atividades daquele dia.


Palestrantes de peso
O conteúdo técnico do Simpovidro, conhecido pela qualidade e diversidade, começou a ser dividido com os participantes na quinta-feira. Um dos congressistas mais requisitados do País, o jornalista, cartunista e radialista Luciano Pires, conduziu o ciclo de palestras como âncora, compartilhando “iscas intelectuais” no intervalo das apresentações, com objetivo de fazer os profissionais analisarem a sociedade de um modo mais objetivo e crítico.


Convidado da Cebrace, Fernando Simon Westphal, engenheiro e professor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), abordou o importante papel dos vidros de alto desempenho nas fachadas das edificações modernas. O economista e ex-presidente do Banco Central, Gustavo Loyola, construiu um panorama da economia nacional e mundial. Para ele, embora os números recentes não sejam bons, não passamos por uma  crise. Após sua explanação, Loyola respondeu a perguntas feitas pelo público. A Vivix levou o ilusionista Marco Zanqueta. Os números de mágica envolveram a plateia e transitaram, com bom humor, por  temas como inovação, relacionamento e resultados de negócios.


Fechando o dia, Arnaldo Jabor (foto) tomou seu lugar no palco. O jornalista político, um dos mais polêmicos do País, discorreu por mais de uma hora sobre os problemas do Brasil contemporâneo e as perspectivas para o futuro. “A ideia de eventos como esse, de agremiação, é importante. Eles permitem a discussão e o pensamento sobre as mudanças que acontecem no País”, comentou.


Tecnologia, educação e gestão
A programação de sexta-feira se iniciou com Marcela Calabre, do Marketing da Saint-Gobain Glass, expondo as diferentes formas de se aplicar o vidro em tempos contemporâneos. Gil Giardelli, professor da ESPM e especialista sobre o mundo digital, explicou como as relações sociais mudaram com a Internet e ofereceu dicas de como atuar nesse ambiente. Em nome da AGC, falou Heloísa Helena de Oliveira, do Instituto Ayrton Senna. Além de comentar a parceria entre a ONG e a fabricante, mostrou aos empresários presentes no encontro a importância de investir na educação.


O último a se apresentar foi Luciano Pires. Seu tema — Cenários competitivos exigem mudanças — provocou o público com sugestões para agregar valor a um produto e se diferenciar do mercado. “A empresa é definida pelo seu ‘jeitão’, não pelo que vende ou faz”, alertou.


Negócios e entretenimento para todos
Logo após o almoço de quinta e sexta-feira, deu-se a Hora da Eficiência, um novo modelo de interação entre patrocinadores, apoiadores e participantes concebido pela Abravidro. Bâneres das empresas, contendo informações sobre produtos de cada uma, foram montados no Teatro Axé. Quem passasse pelo espaço podia tirar dúvidas a respeito dos itens, reforçar o networking e fechar negócios — os apoiadores também tinham lugar fixo na Vila Simpovidro.


As atividades de lazer preencheram as tardes do Simpovidro. De torneios de futebol, tênis e vôlei de praia a slack line, caça ao tesouro e quick massage, entre outras, opções não faltaram — isso sem falar no imenso parque aquático e na bela praia que convidavam todos para um mergulho. Um momento aguardado ansiosamente aconteceu na quinta-feira: a soltura dos filhotes de tartarugas marinhas pelo Projeto Tamar. Monitores detalharam os trabalhos da entidade e explicaram fatos diversos sobre a vida desses animais.


As noites também eram movimentadas. O show Boogie nights, com músicas disco dos anos 1970 e 1980, realizado na quinta-feira, reuniu todos no Teatro Axé e serviu como aperitivo para a pista de dança da boate, que reuniu os mais animados madrugada adentro. Na sexta-feira após o jantar, Murilo Gun (foto), um dos jovens humoristas de maior sucesso do País, fez os participantes rirem sem parar ao longo de uma hora com seu show de stand up comedy.


Administração e comunicação de qualidade
O último dia de palestras, sábado, foi aberto por Vitor Hugo Farias, da UBV, que fez analogias entre a preparação dos times que praticam o esporte mais querido do País, o futebol, e a atuação no setor vidreiro. A jornalista Cristiane Correa deu sequência às apresentações ao comentar a trajetória dos diretores da AB Imbev, o maior grupo de bebidas do mundo — tema de seu best seller Sonho Grande. A Guardian levou o arquiteto Washington Fiuza, sócio do escritório internacional Arquitectonica. Ele mostrou projetos que impressionam pelo uso inovador do vidro.


Fechando o ciclo de conteúdo do 11º Simpovidro, alguém que transcendeu a área em que atua, a propaganda, para se tornar uma personalidade da cultura nacional: Washington Olivetto (foto), um dos publicitários mais premiados do mundo. A palestra Comunicação. Ou é boa, ou é ruim relembrou trabalhos de sua carreira para lembrar como é importante, para uma empresa, comunicar de forma inovadora. “Para uma campanha de qualidade, antes de tudo, é necessário passar um bom briefing para a agência que a preparará. Você precisa saber o que quer, qual sensação quer causar no público-alvo”, explicou.


Encerramento
Após Washington Olivetto se apresentar, Alexandre Pestana subiu novamente ao palco, desta vez para fazer o discurso de encerramento. “Na quarta-feira, quando abrimos o evento, procurei ficar no lobby do hotel para recepcionar a todos. Ali, vi o tamanho de nossa responsabilidade, mas, ao mesmo tempo, senti muita confiança pela energia que recebi de vocês”, revelou. Falaram também Gilberto Ribeiro e Fernando Pires do Vale — respectivamente, primeiro e segundo-vice-presidente da Abravidro; Denis Ramboux (AGC); Flávio Vanderlei (Cebrace); Lucio Xavier (Guardian); Thiago Costa (Saint-Gobain Glass); Vitor Hugo Farias (UBV); e Henrique Lisboa (Vivix).


À noite, um jantar deu lugar à confraternização. Todos foram presenteados com o inesquecível show da cantora Elba Ramalho. Sua voz poderosa, embalada por uma banda de primeira qualidade, cantou clássicos como Anunciação, Xote das meninas e Aconchego. Sem dúvida, um dos maiores momentos da história do simpósio.


E, se esse foi um Simpovidro de superlativos, isso se deve ao próprio setor vidreiro, que, mais uma vez, abraçou o evento como seu principal ponto de encontro. Simpovidro agora só em 2015, quando, com certeza, outros recordes serão quebrados.


Assista ao vídeo oficial do 11º Simpovidro.


Matérias relacionadas


- ‘Shows’ de Elba Ramalho e Murilo Gun agitam 11º Simpovidro


- Satisfação e emoção marcam o encerramento do 11º Simpovidro


- 11º Simpovidro: Cristiane Côrrea e Washington Olivetto fecham ciclo de palestras


- 11º Simpovidro: sexta-feira teve apresentações de Gil Giardelli e Luciano Pires


- 11º Simpovidro: primeiro dia de palestras traz Arnaldo Jabor e Gustavo Loyola


- Começa o 11º Simpovidro



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters