Vidroplano
Vidroplano


11º Simpovidro: primeiro dia de palestras traz Arnaldo Jabor e Gustavo Loyola

21/11/2013 - 00h00

O primeiro dia de palestras do Simpovidro 2013 (assista ao vídeo oficial aqui) reuniu conteúdo técnico, análise econômica, ilusionismo, bom humor e comentário político: informação para todo gosto disponível aos cerca de novecentos participantes.


Luciano Pires, âncora do ciclo de palestras, iniciou os trabalhos do dia vestindo uma camiseta da seleção brasileira de futebol com o nome “Simpovidro” e o número onze às costas, uma homenagem à décima primeira edição do simpósio. No intervalo entre as apresentações, Pires compartilha “iscas intelectuais”, cujo objetivo é fazer os profissionais do setor enxergar a sociedade de um modo objetivo e crítico.


A Cebrace abriu as apresentações com uma palestra ministrada pelo engenheiro e professor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Fernando Simon Westphal. Especialista em envoltórias para edificações sustentáveis, Westphal abordou o importante papel dos vidros de alto desempenho nas fachadas dos prédios construídos atualmente. “Se nós disseminarmos as informações sobre esses vidros, realizando treinamentos e capacitações, teremos soluções mais efetivas”, afirmou.


O economista e ex-presidente do Banco Central, Gustavo Loyola, fez um panorama da economia nacional e mundial. Sobre nosso País, abordaram-se temas como câmbio, juros, inflação, desemprego e política fiscal, entre outras variáveis relevantes. “Embora os números recentes não sejam positivos, não quer dizer que passamos por uma crise, mas, sim, que poderíamos estar em uma situação confortável”, explicou. Perspectivas sobre o setor automotivo e de construção civil, grandes consumidores de vidro, fizeram parte da apresentação – e as notícias são boas: em 2014, a construção civil terá um ano bem melhor que o atual. Após o fim de sua apresentação, Loyola respondeu perguntas feitas pelo público.


A palestra da Vivix trouxe o ilusionista Marco Zanqueta. Os números de mágica envolveram diversos participantes e transitaram, com muito bom humor, por temas essenciais para o desenvolvimento de uma empresa e que permearão a atuação da Vivix, como inovação, relacionamento, gestão e resultados de negócios. “A Vivix pensa de uma forma que cada um de vocês pode subir ao palco e dar show”, finalizou.


Por fim, tomou seu lugar à frente Arnaldo Jabor, com toda a certeza um dos jornalistas políticos mais polêmicos do País. Sua apresentação causou expectativa entre os participantes do encontro. “Nossa, como tem gente”, surpreendeu-se ao encarar a Plenária Simpovidro de frente. Sentado no centro do palco, à sua maneira, Jabor prendeu a atenção de todos discorrendo por mais de uma hora sobre o Brasil contemporâneo e suas perspectivas. “A ideia de eventos como esse, de agremiação, é importante, pois eles permitem a discussão e o pensamento sobre as mudanças que acontecem no País”.


A cobertura completa do 11º Simpovidro você confere em O Vidroplano de dezembro. Fique atento ao nosso Facebook, Instagram e Twitter e acompanhe, em tempo real, informações e imagens do maior encontro do setor vidreiro do Brasil.


Assista ao vídeo oficial do 11º Simpovidro.


Matérias relacionadas


- Começa o 11º Simpovidro



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters