Vidroplano
Vidroplano


4º dia de Glasstec: maquinários de todos os tipos

01/10/2010 - 00h00

No último dia de Glasstec, Celina Araújo, editora da revista O Vidroplano, continuou visitando as empresas que possuem estande na megafeira do setor vidreiro. O destaque são os maquinários. Cada vez mais modernos e inteligentes, eles enchem os olhos de todos. Confira o que de mais interessante foi encontrado nos espaços visitados.


Preços acessíveis
No estande da Lisec, foi destacada a linha de vidro duplo Low Cost (Baixo Custo). Projetada com otimização de tecnologia e de equipamentos, ela tem a vantagem de ter uma prensa automática para injeção de gás e um sistema automático de aplicação de silicone. A empresa também apresentou uma mesa de corte Low Cost com carregamento automático. A fabricante faz questão de enfatizar que o baixo custo de seus produtos não resulta em diminuição da qualidade, pois é resultado de uma reengenharia realizada justamente para que eles se tornassem mais acessíveis. Segundo a empresa, houve manutenção da tecnologia e do desempenho do equipamento.



Manfred Lesiak e Kenny Liotti (Lisec)


Lapidadoras
As lapidadoras bilateral copo Titan 220 e bilateral periférica Mercury 308 foram os destaques da Bottero na Glasstec. A primeira lapida vidros com espessuras de 3 a 30 mm e com tamanhos de combinações variáveis, que vão de 2,60 por 2 m a 6 por 3 m. Já a lapidadora bilateral Mercury 308, que foi lançada na feira e é indicada para vidros fotovoltaicos e da linha branca, atende placas com espessuras de 3 a 12 mm com velocidade de 2 a 20 m por minuto e quebra-canto de 12 m por minuto.



Rodrigo Adão e Ieda Kardos (Bottero)


Furadeiras compactas
A Forvet, fabricante italiana de máquinas de processamento de vidros para engenharia, apresentou a Francesca FC1250, modelo compacto de sua linha de furadeiras frisadoras. Com a parte eletrônica produzida pela empresa alemã Siemens, o aparelho é equipado com um sistema de recuperação de energia elétrica denominado Kers.



Wagner Hubmann e Davide Gariglio (Forvet)


Máquina de corte
A principal novidade da empresa Schiatti foi uma máquina de furação e fresamento vertical, com controle CNC. Seu modo de operação é simples e intuitivo: o operador escolhe o formato do vidro a partir de opções pré-programadas. A máquina ainda troca automaticamente as ferramentas de corte.



Angelo Schiatti e Alessandro Schiatti (Schiatti)


Solarpeq
A Solarpeq, mostra destinada a equipamentos de produção de energia solar, ocupou um pequeno espaço na feira. Alguns expositores apresentaram seus produtos também na Glasstec.



Solarpeq


Custo-benefício em máquinários
Dois grandes lançamentos da Intermac. A máquina série V.6 faz recortes e furações para boxe de banheiro e portas de engenharia com identificação individual das peças produzidas, a partir de reconhecimento por código de barras. O outro destaque é a mesa de corte Comby. Seu grande diferencial é combinar corte monolítico com laminado. Por ser do tipo “2 em 1”, reduz o espaço ocupado pelo maquinário e também o investimento.



Rafael Maldonado, Vicenzo Pruscini, Gilberto Ramos e Douglas Ramos (Intermac)


Segurança para limpeza
Uma das novidades que mais impressionaram o público do quarto dia da Glasstec foi a máquina para limpeza automática dos rolos do forno de têmpera, lançamento da KeraGlass. O equipamento permite a limpeza dos rolos sem a retirada dos mesmos, eliminando o risco de quebra das peças. A limpeza leva cerca de duas horas para ser feita. A empresa mostrou também o KFO Tronik, forno de têmpera por convecção que opera em até 500º. Com ele, é possível fazer a têmpera do vidro low-E.



Maicol Spezzani e Stefano Spezzani (KeraGlass)


Lapidação e polimento
Simplicidade na utilização, alta qualidade no acabamento do vidro e baixo custo de manutenção fizeram da lapidadora AL10MC o principal destaque da Adelio Lattuada. Outro produto apresentado foi a biseladora Gama 614. O aparelho possui quatro filtros que garantem uma altíssima qualidade no polimento final do vidro. Ele também pode ter uma lavadora acoplada a seu braço de saída.



Adelio Lattuada e Renato Vicelli (Adelio Lattuada)


Linha speed’cut
A Bystronic Glass trouxe à feira suas duas linhas de máquinas de corte. A speed’cut possui movimentação por motores lineares e sistema modular – esse último item permite personalizá-la conforme a necessidade. Já a first’lamicut é própria para o corte de vidro laminado. Totalmente integrada à linha de corte monolítico, ela pode ser usada de forma independente, com operação manual, ou ser configurada para operação automática.



Jaime Martins (Bystronic Glass)


4º dia de Glasstec: veja os brasileiros clicados


Glasstec 2010: em jantar, Cebrace anuncia novos investimentos


3º dia de Glasstec: tecnologia em alta


3º dia na Glasstec 2010: veja galeria de fotos dos brasileiros


Glass Technology Live: alta tecnologia para vidros


2º dia de Glasstec: mais novidades



Segundo dia na Glasstec 2010: veja galeria de fotos dos brasileiros



‘O Vidroplano’ é distribuída na Glasstec 2010




Glasstec 2010: Bohle terá representante no Brasil



Pavilhão 10: protetores para vidros, ferragens e outros lançamentos


Glasstec 2010: Pavilhão 9 expõe arte no vidro


Primeiro dia na Glasstec 2010: veja galeria de fotos dos brasileiros


Glasstec recebe as principais empresas de vidro do mundo



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters