Vidroplano
Vidroplano


7º VidroSom debate vidro acústico em Salvador

29/10/2015 - 18h21

No dia 22 de outubro, a Atenua Som organizou a 7ª edição do VidroSom, no Fiesta Convention Center, em Salvador. O evento foi realizado simultaneamente ao Salão Itinerante de Esquadrias e Vidro (Saie Vetro) e reuniu mais de 120 profissionais dos setores de vidro, esquadria e acústica. Neste ano, o VidroSom contou com patrocínio exclusivo da Cebrace e apoio institucional da Abravidro.

As palestras que fizeram parte da programação abordaram conceitos técnicos básicos, pesquisas recentes, cases e regulamentações sobre soluções acústicas na arquitetura com vidro. Primeiro a falar, o engenheiro e gerente de Marketing da Cebrace, Carlos Henrique Mattar, explicou como funciona o som e como o vidro consegue barrá-lo. Explicou ainda os diversos desempenhos acústicos do vidro, incluindo a diferença entre laminados e monolíticos.

Na sequência, Edison Claro de Moraes, diretor-geral da Atenua Som e criador do VidroSom, apresentou diversos cases nos quais o vidro é protagonista para o conforto acústico. Moraes destacou a importância da correta instalação dos caixilhos: segundo estudos, 1 mm de fresta, causado por vedações malfeitas, pode representar 10% de perda no isolamento.

A arquiteta Débora Barreto comentou o isolamento acústico em fachadas, no contexto da NBR 15.575 — Edificações habitacionais – Desempenho. Para ela, a esquadria é o elemento mais vulnerável em termos de transmissão sonora. O diretor da Avec Design, José Guilherme Aceto, apresentou tecnologias de perfis, como uma janela deslizante que dispensa caixilhos e manutenção.

A última apresentação do dia foi da engenheira e diretora-técnica do Instituto Tecnológico da Construção Civil (Itec), Michele Gleice. Apresentou-se um panorama dos ensaios acústicos realizados em esquadrias de diversas marcas. No final, os palestrantes participaram de uma mesa-redonda, quando, então foram respondidas perguntas da plateia.

Concurso
Assim como em outras edições, todo o dinheiro arrecadado com as inscrições para o VidroSom foi revertido para a Nova 4E — Entidade Especializada em Pessoas Especiais, de São Paulo, e Núcleo de Apoio ao Combate do Câncer Infantil, em Salvador.

Os alunos da Nova 4E e do Colégio Estadual Sátiro Dias, na capital baiana, participaram de um concurso de desenho com o tema A poluição sonora e minha vida. O projeto tem o objetivo de despertar, em crianças de 7 a 12 anos, a conscientização sobre os problemas causados pela poluição sonora.

Pelo Colégio Sátiro Dias, as vencedoras foram as alunas Alexia Delego Bronze, Hanna Nunes Ferreira e Marcela Santos de Alencar. Pela Nova 4E, o vencedor foi Felipe Braga Fidélis. Todos eles receberam um notebook oferecido pelas empresas apoiadoras.



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters