Vidroplano
Vidroplano


AGC inaugura oficialmente fábrica em Guaratinguetá (SP)

24/04/2014 - 00h00

A AGC inaugurou hoje, oficialmente, sua fábrica na cidade de Guaratinguetá, interior de São Paulo. A cerimônia contou com as presenças de Kazuhiko Ishimura, presidente global da AGC, Davide Cappellino, CEO da AGC Vidros do Brasil, e teve, ainda, a participação especial do ex-jogador e hoje técnico de futebol Zico. Ele, que dirigiu a seleção japonesa na Copa do Mundo de Futebol de 2006, foi convidado pela multinacional nipônica para fazer a abertura do evento de inauguração.


Diversos players do setor vidreiro compareceram, incluindo Alexandre Pestana, presidente da Abravidro, outros membros da diretoria da entidade e também presidentes de associações vidreiras regionais.


O evento de hoje praticamente encerra o cronograma de instalação da empresa no Brasil e marca um novo passo na história da planta industrial em Guaratinguetá, a primeira da multinacional na América do Sul – há pouco mais de dois anos, em 12 de abril de 2012, ocorria a cerimônia para o assentamento simbólico da pedra fundamental.



A AGC também realizou um evento ontem, em São Paulo, desta vez para apresentar a cobertura de vidro dos bancos de reservas que serão utilizados na Copa do Mundo (clique aqui para ver o vídeo). A empresa é responsável por sua fabricação e contou com a participação do ex-jogador Luís Figo no encontro – o português foi eleito em 2001 o melhor jogador do mundo pela Federação Internacional de Futebol (Fifa), maior entidade do futebol mundial.


 


 


 



Cerimônia de inauguração

Lucas Oliveira, responsável pela área de Marketing e Comunicação Corporativa da AGC Vidros do Brasil, foi o mestre de cerimônias do evento desta manhã. “Hoje é um momento histórico para nós, com a presença de autoridades e do presidente mundial da AGC”. Ao ser chamado a falar, Zico (foto abaixo) brincou dizendo que não é “muito chegado a bancos de reservas” (a cobertura fabricada pela AGC estava sobre o palco), mas elogiou o trabalho da AGC e destacou as virtudes que aprendeu em seu período no Japão, como a determinação, disciplina e a preservação da vida humana.


Em seguida, Kazuhiko Ishimura, presidente global da AGC, relembrou a trajetória da planta de Guaratinguetá: o projeto teve seu desenvolvimento iniciado em 2011 e um investimento total de R$ 1 bilhão. Segundo o executivo, a AGC busca seu crescimento priorizando não só a produção de vidros com alto valor agregado, mas também o cuidado com o meio ambiente e a contribuição para o desenvolvimento da comunidade local.


Em sua fala, Cappellino destacou a importância do mês de abril para a AGC no Brasil: a decisão de instalar uma fábrica no País foi tomada em abril de 2011, enquanto em abril do ano seguinte houve o assentamento simbólico da pedra fundamental da planta. Agora, em abril de 2014, a multinacional inaugura oficialmente sua fábrica em Guaratinguetá.


Após os discursos dos executivos, deram-se o descerramento da placa de inauguração da planta e a coletiva de imprensa, seguidos por uma apresentação freestyle de jogadores de futebol com as camisas das seleções brasileira e japonesa. Para encerrar, um almoço foi servido aos participantes – os interessados em conhecer a nova fábrica ainda puderam passear pelas instalações.


Em depoimento para a nossa equipe de reportagem, Alexandre Pestana afirmou que a AGC vem somar aos fornecedores nacionais. “Nos últimos anos, o mercado brasileiro de vidros dobrou de tamanho, chamando a atenção das empresas que compõem a cadeia mundial do vidro. A AGC é o último grande produtor mundial a se instalar no Brasil. É uma líder mundial, não só em tamanho, mas também em inovação”, disse.


Sobre a fábrica
O forno da AGC produz vidros com espessuras variando de 1,6 mm a 12 mm. A fábrica tem 750 mil m² e possui quinhentos funcionários. Toda a tecnologia empregada vem da própria empresa. Com capacidade de fabricação de 600 t/dia de vidro de diversos tipos, como flotados, espelhos e automotivos, a unidade, ao longo de um ano, produzirá 186 mil t de vidro – os vidros automotivos corresponderão a cerca de 10% a 15% desse total, enquanto o restante consistirá em vidros para construção civil. A AGC também planeja a construção de um coater em Guaratinguetá, para 2015 ou 2016.


Você poderá conferir a cobertura completa sobre a inauguração oficial da planta de Guaratinguetá e também da apresentação da cobertura de vidros dos bancos de reservas da Copa do Mundo na edição de maio de O Vidroplano. Será possível ler, ainda, a entrevista exclusiva que o presidente global da AGC deu à nossa equipe. Clique aqui para ver o vídeo sobre o lançamento da campanha e a entrevista exclusiva de  Kazuhiko Ishimura .



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters