Vidroplano
Vidroplano


Apoiado pela Abravidro, CBCS debate construção sustentável em período de crise

02/10/2015 - 17h18

O Conselho Brasileiro de Construção Sustentável (CBCS) realizou ontem, dia 22 de setembro, o 8º Simpósio Brasileiro de Construção Sustentável (SBCS15). O evento foi se deu no Auditório István Jancsó da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (cujas aplicações de vidro já foram mostradas no blog da Abravidro), na Universidade de São Paulo (USP). A Abravidro foi uma das entidades apoiadoras do simpósio.

O tema do SBCS15 foi Repensar a construção em tempos de rápidas transformações. Dentre essas transformações, foram destacadas as múltiplas crises vivenciadas no Brasil atualmente, como a retração econômica no País e seu impacto no setor de construção civil, a escassez d’água em vários Estados e a ameaça de falta de energia devido à alta dependência da matriz nacional em relação às grandes usinas hidrelétricas.

O simpósio foi iniciado com uma mesa de debates integrada por representantes de diversas entidades, os quais discutiram perspectivas para a construção civil no Brasil, iniciativas que precisam ser tomadas e a necessidade de uma rede de diálogos bem-definida entre os vários elos da cadeia produtiva, bem como de um organismo que garanta maior representatividade para o setor.

Em seguida, quatro sessões de palestras foram realizadas, focando em incentivos fiscais de sustentabilidade, modelos energéticos contemplando o meio ambiente, indicadores de sustentabilidade para espaços urbanos e gestão dos recursos hídricos nas cidades. A parte energética foi a que contemplou nosso material, apresentando o grande potencial brasileiro para aproveitamento da energia solar, considerando iniciativas como a instalação de painéis fotovoltaicos nos telhados de edificações ou o uso de fachadas solares — que levam células fotovoltaicas entre as camadas do vidro laminado.



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters