Vidroplano
Vidroplano


Brasil terá primeira fábrica de painéis fotovoltaicos

31/08/2012 - 00h00

Na cidade de Pedras de Fogo (PB), o Grupo Brasil Solair instalará a primeira fábrica de painéis fotovoltaicos do País. A primeira fase de implementação terá investimento de R$ 17 milhões e serão gerados 74 empregos diretos. Na segunda fase, o valor investido passará para R$ 200 milhões e aproximadamente 140 novos postos de trabalho surgirão.


Utilizando vidros nacionais e importados, o projeto promete marcar o início de uma nova era no que se refere à geração de energia no Brasil. Diferente do painel solar, feito de aço, alumínio ou ferro e usado para aquecimento de água, o fotovoltaico utiliza vidro especial capaz de transformar fótons em elétrons, gerando energia de forma menos agressiva ao meio ambiente e ao bolso do consumidor.


Para concretização do empreendimento, a Brasil Solair se reuniu com dirigentes da Companhia de Desenvolvimento da Paraíba (Cinep). O plano da fábrica utilizará tecnologia alemã do Grupo Schmid, presente em 23 países e referência em solução tecnológica na produção de energia fotovoltaica.


A Paraíba foi escolhida, segundo Bruno Queiroga, diretor de Relações Institucionais do Grupo Brasil Solair, por ter privilegiada posição geográfica e qualificação profissional com centros de capacitação como a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Juliano Gorski Antônio, diretor de Desenvolvimento Econômico da Cinep, também falou sobre essa decisão: “Esse desdobramento possibilitará acordos de cooperação técnica e intercâmbios institucionais com as universidades paraibanas. Além disso, o Estado poderá abrigar toda a cadeia produtiva de energia fotovoltaica”.



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters