Vidroplano
Vidroplano


CBIC eleva projeção de crescimento da construção no ano para 2,3%

30/04/2024 - 12h37

A Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) alterou de 1,3% para 2,3% a sua previsão de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) do setor, maior consumidor de vidros planos, em 2024.

Para a revisão, a organização levou em conta a alta contínua das contratações, a expectativa positiva das empresas para compras e lançamentos e a projeção positiva para o crescimento da economia brasileira no ano. Outro ponto considerado foram as adequações previstas para o programa Minha Casa, Minha Vida, do governo federal.

A visão otimista da CBIC foi revelada durante coletiva de imprensa para divulgar os dados do estudo Desempenho Econômico da Construção Civil no Primeiro Trimestre de 2024 e Perspectivas, realizada no dia 29 de abril. Recentemente, a Confederação Nacional da Indústria (CNI) também reviu para cima suas projeções, apontando alta de 2,4% do PIB em 2024, bem como crescimento de 2,1% para o PIB industrial, aumento de 2% da Indústria da Construção e de 1,7% na de Transformação.

A projeção positiva da CBIC veio acompanhada de alertas: a perda de recursos da caderneta de poupança, a qual, desde 2020, tem significado menor volume de recursos direcionados ao financiamento imobiliário; o avanço no financiamento de imóveis usados, via FGTS, em detrimento de imóveis novos; e os custos, que seguem em um patamar elevado, prejudicando o setor.

2023 teve queda, mas final promissor

A indústria da construção encerrou 2023 com queda de 0,5% no seu PIB. “A taxa de juros em patamares elevados, a desaceleração de pequenas obras e reformas e a demora da efetivação das novas condições do Minha Casa, Minha Vida ajudam a explicar o resultado”, explica Ieda Vasconcelos, economista da CBIC.

Porém, o setor cresceu 4,2% no quarto trimestre de 2023, resultado que atenuou o recuo registrado no terceiro trimestre (-3,7%) e a queda acumulada ao longo do ano. Essa reação, ainda no ano passado, e um cenário mais promissor neste início de 2024 contribuíram para a CBIC revisar positivamente a previsão de desempenho para este ano.

Para acessar a apresentação completa da CBIC, clique aqui!

Crédito da imagem: Freepik.com/diana.grytsku



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters