Vidroplano
Vidroplano


CBIC reduz projeção do crescimento do PIB da construção

03/08/2023 - 15h13

Pela segunda vez este ano, a Câmara Brasileira da Indústria da Construção Civil (CBIC) prevê uma redução no Produto Interno Bruto (PIB) da construção para 2023. A revisão vai ao encontro dos dados apontados pelo Termômetro Abravidro referentes ao mês de junho, que não deixam dúvidas de que nossa cadeia vive um momento desfavorável. Clique aqui e acesse o estudo completo.

Em dezembro de 2022, a projeção que era de 2,5% foi reduzida para 2% em abril de 2023. Desta vez, a análise considera uma queda na casa dos 1,5% – número tido pela CBIC como baixo para que o setor retome o pico de 2013. As taxas de juros elevadas e a demora nos ajustes do programa Minha Casa Minha Vida (MCMV) estão entre os fatores determinantes para o novo corte, aponta o estudo.

De acordo com os analistas, caso venha a se confirmar, o fato representará uma desaceleração importante no PIB da construção, principalmente se compararmos com 2022 – quando o nível de atividade do setor subiu 6,9%. Para se ter uma ideia, em 2021 o crescimento alcançou 10%.

Apesar da redução da projeção de crescimento, a expectativa para o setor permanece positiva, segundo a CBIC. O entendimento é de que as novas condições do MCMV deem maior dinamismo aos lançamentos de projetos econômicos. Somado a isso, a perspectiva da entidade é de que o novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do governo federal, previsto para este mês de agosto, contribua para dar vazão às obras de infraestrutura.



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters