Vidroplano
Vidroplano


Fórum discute papel das esquadrias em edificações sustentáveis

24/11/2014 - 00h00

Nesta segunda-feira, dia 24 de novembro, o campus Vergueiro da Universidade Nove de Julho (Uninove) recebeu o 2º Fórum de Desenvolvimento Urbano e Construção Sustentável. Essa edição do evento teve como tema os Desafios para edificações mais sustentáveis: o papel das esquadrias no desempenho térmico e contou com a participação da Abravidro no debate que encerrou a programação.


Na abertura do fórum, o deputado federal Paulo Teixeira enfatizou o desafio atual de se promover o desenvolvimento sustentável, visando à redução do aquecimento global e à diminuição expressiva no consumo de energia. Uma medida fundamental para cumprir tais objetivos, apontou, é fundamental que as novas edificações sejam mais eficientes, fazendo maior uso de iluminação natural e proporcionando maior conforto térmico. Também discursaram na abertura o reitor da Uninove, Eduardo Storópoli, e a secretária de Habitação do Ministério das Cidades, Inês Magalhães, entre outros.


Inês Magalhães também foi palestrante no evento, falando sobre o aprimoramento do programa Minha Casa Minha Vida para fomento à sustentabilidade. Outros palestrantes foram o professor Roberto Lamberts, coordenador-geral do Laboratório de Eficiência Energética em Edificações (LabEEE), que discutiu o papel das esquadrias no conforto das habitações; Fabíola Rago Beltrame, coordenadora da Comissão de Estudos Especiais de Esquadrias, que falou sobre a aplicação das normas NBR 15575 — Edificações habitacionais – Desempenho e NBR 10821 — Esquadrias externas para edificações; e o professor Fernando Westphal, do Laboratório de Conforto Ambiental (Labcon), que abordou o desempenho térmico de esquadrias.


Nas palestras, Fabíola destacou que o uso de vidros de controle solar com as esquadrias pode ajudar no conforto térmico em regiões quentes, enquanto Westphal lembrou que a etiquetagem para classificação do conforto térmico considera tanto a esquadria como o tipo de vidro utilizado para obter sua classificação. Em ambos os casos, os exemplos dados pelos palestrantes ajudam a diminuir o consumo energético resultante do uso de aparelhos de ar condicionado.


Ao final do fórum, uma mesa de representantes de diversas entidades fez breves comentários sobre o tema. Silvio Bueno de Carvalho, gerente-técnico da Abravidro, observou a atenção que a associação dedica às normas técnicas e enfatizou que o uso de vidros de controle solar em esquadrias pode ser de grande contribuição para a eficiência energética de um ambiente.



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters