Vidroplano
Vidroplano


GPD Finlândia 2015: começa o maior congresso vidreiro do mundo

24/06/2015 - 23h55

A abertura oficial do 15º Glass Performance Days aconteceu hoje, em Tampere, Finlândia. Mais de quinhentos profissionais da indústria vidreira, representando quarenta países, fazem parte desta edição do maior congresso técnico do setor no mundo. A editora de O Vidroplano, Celina Araújo, também está na cidade finlandesa e irá trazer informações em primeira mão até sexta-feira, dia 26, quando o evento se encerra. Para receber os boletins diários com reportagens exclusivas, basta assinar nossa newsletter.

Início das atividades
Tampere amanheceu chuvosa nesta quarta-feira. Mas nem o tempo fechado diminuiu a empolgação dos congressistas — segundo a organização, mais da metade do público participa do evento pela primeira vez.

gpd15_primeiro_dia_insideÀ tarde, após a conferência de imprensa (foto ao lado), todos se reuniram para a cerimônia oficial de abertura. Jorma Vitkala, chairman do comitê organizador do GPD, deu as boas-vindas e comentou a programação desta edição. Uma das principais novidades é a maior interação, em tempo real, entre participantes, palestrantes e organização por meio de serviços digitais.

Falaram ainda a prefeita de Tampere, Anna-Kaisa Ikonen; o CEO e presidente da Glaston, Arto Metsänen; o arquiteto Kai-Uwe Bergmann; e o membro da empresa de engenharia Aecom, Dale Sands. Na sequência, ocorreu uma mesa de debates com representantes das empresas patrocinadoras: Kuraray, Dow Corning, Glaston e Waagner-Biro, na qual se comentaram algumas tendências para o futuro da indústria.

gpd15_primeiro_dia_inside2O dia se encerrou com a festa Get Together Party que, dentre seus atrativos, teve uma apresentação musical típica finlandesa (foto ao lado: artista toca kantele, instrumento finlandês). E, apesar da chuva durante a manhã, para surpresa de todos, um convidado foi visto na noite finlandesa: o Sol. A região está na época do Solstício de Verão, na qual o astro se põe somente por algumas horas. Amanhã, os trabalhos começam cedo: as sessões de palestras se iniciam às 9h.

Fique ligado no Portal Abravidro e em nossas redes sociais, como o Facebook,Twitter e Instagram, para mais informações sobre o GPD 2015.



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters