Vidroplano
Vidroplano


GPD Finlândia 2015: segundo dia tem vidro estrutural e visita a fábrica

25/06/2015 - 00h35

Conteúdo técnico foi a tônica desta quinta-feira, 25, segundo dia do Glass Performance Days 2015, realizado em Tampere, Finlândia. O maior congresso técnico do setor vidreiro no mundo, que conta com o apoio da Abravidro, chega à sua 15ª edição neste ano — estende-se até amanhã, dia 26. Celina Araújo, editora de O Vidroplano, está no evento para acompanhar ao vivo as novidades apresentadas. Assine nossa newsletter para receber os boletins diários sobre o GPD e acompanhe nossas redes sociais.

O vidro na arquitetura
A programação de palestras começou efetivamente neste segundo dia de congresso — a cerimônia de abertura foi ontem e, na terça, dia 23, já foram promovidos alguns workshops. Os “nerds do vidro”, como os próprios participantes se chamam, aguardavam ansiosamente esse momento no qual os mais recentes estudos sobre o material são compartilhados com a comunidade vidreira.

Ao todo, realizaram-se seis sessões paralelas de apresentações: Vidro e sustentabilidade; Insulados e tecnologia para janelas; Tecnologia para revestimentos e aplicações; Vidro laminado/processamento/designDesafios arquitetônicos & soluções e fachadas; e Fórum de arquitetos. Esta última foi presidida pelo engenheiro inglês James O’Callaghan, do escritório Eckersley O’Callaghan, palestrante do GPD South America em 2012 e 2014.

Entre os temas debatidos, destacaram-se as diversas aplicações arquitetônicas do vidro e também o uso estrutural do material. Foram mostrados estudos de caso de obras renomadas, como as lojas envidraçadas da Apple espalhadas pelo mundo e o One World Trade Center, em Nova York, Estados Unidos.

Máquinas funcionando ao vivo
Na parte da tarde, os participantes puderam visitar a fábrica da Glaston, localizada nas proximidades do pavilhão de exposições do GPD. A fabricante de maquinários é a organizadora do GPD. Além de realizar testes de fragmentação em vidros, a empresa apresentou ao público algumas novidades. Uma delas, o forno de têmpera GlastonAir especial para vidros finos, com 2 mm de espessura. O produto atende a demanda da indústria de fotovoltaicos e garante baixa distorção óptica das placas.

gpd15_segundodia_Inside1 (1)Outro forno mostrado em funcionamento, o FC1000 possui o scanner iLook (foto ao lado), que envia informações em tempo real sobre a qualidade da têmpera ao operador. Vale citar também a linha de laminados que trabalha em qualquer tipo de vidro sem precisar parar a produção para o setup.

 

 

Brasileiros na Glass e descanso para o último dia
gpd15_segundodia_Inside2 (1)Em meio a todas essas atividades, Celina Araújo ainda conseguiu reunir todos os profissionais brasileiros presentes no evento. Na foto, nossa correspondente está — da esquerda para a direita — com Cláudio Bremm (Glax Vidros), Moreno Magon (Glaston South America), Raimundo Calixto Melo Neto (RCM Engenharia), Marcio Yoshinori Sato (Glaston South America), Daniel Scarpato (GlassecViracon), Fernando Ferreira (Glaston South America) e Eloi Bottura (Glaston).

E o segundo dia de congresso ainda reservou mais um bom momento: a noite desta quinta-feira foi destinada ao tradicional jantar de gala oferecido pela organização do evento. Uma breve pausa para a sexta-feira, último dia do GPD. Portanto, fique ligado no portal Abravidro e em nossas redes sociais para mais informações e fotos.



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters