Vidroplano
Vidroplano


GPD Same aborda eficiência energética e solar na arquitetura

18/05/2012 - 00h00

No terceiro dia da 10ª Glass South America, que este ano reúne cerca de duzentas marcas nacionais e estrangeiras, teve fim a 2ª edição do Glass Performance Days South America (GPD Same), edição continental da maior conferência de vidro em todo o mundo. Em painel único, que teve início às 9h30 e se estendeu até às 14h45, o simpósio discutiu a eficiência energética e solar na arquitetura.


Trataram do assunto profissionais gabaritados dos Estados Unidos, Europa e Japão, que representaram empresas de renome internacional: Waagner Biro, Solutia, Sage Electrochromics, Viracon, Ulvac e Front Inc. Os temas abordados iam desde fachadas envidraçadas que permitem maior economia de energia das edificações, a painéis fotovoltaicos que podem ocupar todo o teto de uma construção.


Para encerrar o simpósio com alto conteúdo, Jorma Vitkala, presidente do Glass Performance Days, traçou um panorama do setor vidreiro mundial na palestra Tendências globais de negócios vidreiros – Do design ao produto final – Um resumo das 220 apresentações do GPD 2011. “70% do vidro plano consumido no mundo é destinado às edificações; 10% são consumidos pelo setor automotivo e o restante é distribuído para setores diversos”, explicou Vitkala.


Após uma explanação ampla e embasada, o presidente do GPD reservou um espaço para falar sobre a energia solar, que tem maior força na Europa – a Itália, segundo Vitkala, é o país mais desenvolvido do mundo quanto ao assunto, seguido pelos alemães. Para ele, há uma grande necessidade de apoio governamental para a consolidação desse tipo de geração de energia no mundo. “É necessário também haver grande integração entre todos os setores envolvidos na cadeia da energia solar para que ela se desenvolva”, concluiu.


 


Veja as fotos do estande da Abravidro na Glass South America 2012


Glass South America: terceiro dia da feira


Veja as fotos do terceiro dia da Glass South America 2012


Glass South America: segundo dia é marcado por simpósios


Simpósio discute energia solar na Glass 2012


Primeiro dia de GPD Same tem palestras de especialistas em vidro estrutural


Veja as fotos do segundo dia da Glass South America 2012


Coletiva de imprensa abre oficialmente a Glass South America 2012


Vejas as fotos do primeiro dia da Glass South America 2012



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters