Vidroplano
Vidroplano


Importação de vidros tem alíquotas reduzidas a partir de hoje

01/10/2013 - 00h00

Conforme noticiado no mês de agosto em nosso site e na revista O Vidroplano, começa a vigorar hoje, 1º de outubro, a redução das alíquotas de importação de vidros temperados, laminados e float. A redução é resultado da não renovação do aumento do Imposto de importação dado a cem produtos pelo governo federal no ano passado.


Com a queda do imposto, as alíquotas de importação para os vidros temperados (7007.19.00) e laminados (7007.29.00) deixam os atuais 25% e retornam para o seu patamar original de 12%; já as alíquotas para os vidros float incolor (7005.29.00) e colorido (7005.21.00) também regressam de 20% para 10%.


Segundo o ministro da Fazenda, Guido Mantega, a renovação do aumento de tarifas de importação dos cem produtos em questão não é mais necessária, pois a indústria brasileira já se mostra forte e agora pode enfrentar a concorrência maior. Contudo, para Alexandre Pestana, presidente da Abravidro, não há como saber se o curto espaço de tempo em que o aumento do Imposto de importação esteve em vigor foi suficiente para que o setor vidreiro possa enfrentar sem medo a concorrência externa. De acordo com Pestana, resta à Abravidro insistir em suas ações de defesa comercial dos vidros.



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters