Vidroplano
Vidroplano


‘Imposto de importação’ dos vidros planos é aumentado

01/10/2012 - 00h00

Nesta segunda-feira, dia 1º de outubro, foi publicada no Diário Oficial da União a Resolução nº 70. O texto oficializa a lista dos cem produtos que sofreram aumento no Imposto de importação. Como adiantado pela Abravidro no início do mês passado, os vidros processados integram a lista. Conforme solicitado pela entidade, os vidros temperados (7007.19.00) e laminados (7007.29.00) terão suas alíquotas de importação aumentadas de 12% para 25%, já a partir de hoje. Portanto, todos os Documentos de importação (DIs) emitidos a partir de agora já serão tributados com a nova alíquota.


Essa resolução é mais uma importante vitória da Abravidro em sua estratégia para defesa comercial de seus associados. A expectativa agora é de redução no ritmo de crescimento da entrada de vidros processados importados. Em apenas três anos, a importação de vidro laminado cresceu impressionantes 1.254% e a de temperado, 378%. É importante ressaltar que a elevação do Imposto de importação terá validade de até doze meses, prorrogável por igual período, até o final de 2014. “Esse será o tempo necessário para que as condições competitivas estruturais do Brasil se alterem e ofereçam melhores bases para concorrermos em condições iguais com qualquer outra empresa do planeta”, afirma Alexandre Pestana, presidente da Abravidro. A luta da entidade é contínua, o próximo passo é buscar que outros vidros transformados também tenham suas alíquotas de importação elevadas pelo governo.


‘Float’
Atenção, pois os vidros float incolor (7005.29.00) e colorido (7005.21.00) também tiveram aumento no Imposto de importação. Atendendo o pleito da Associação Técnica Brasileira das Indústrias Automáticas de Vidro (Abividro), o Imposto de importação desses produtos foi aumentado de 10% para 20% a partir de hoje.


Governo confirma desoneração da folha de pagamentos dos processadores de vidro


Transformadores devem ser beneficiados com a desoneração da folha de pagamentos


Temperados e laminados deverão sofrer aumento no ‘Imposto de Importação’



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters