Vidroplano
Vidroplano


Leia a edição digital de ‘O Vidroplano’ de julho

21/07/2015 - 16h28

A edição digital de O Vidroplano de julho está disponível para leitura aqui. Para a reportagem de capa, a equipe da revista conversou com os “embaixadores do vidro”, alguns dos arquitetos que mais usam o material no Brasil. Os profissionais listaram os benefícios e os desafios da aplicação desse importante elemento da arquitetura moderna. Entenda por que Brunete Fraccaroli, Eduardo Petry, Roberto Aflalo Filho, Sérgio Athié e Siegbert Zanettini não abrem mão do vidro em seus projetos e veja como está a relação do nosso setor com os arquitetos.

A cobertura do GPD Finlândia 2015 é mais um destaque neste mês. O maior congresso vidreiro do mundo, realizado em Tampere, no fim de junho, reuniu um público renovado para o debate de novas tecnologias voltadas ao processamento do material. Celina Araújo, superintendente da Abravidro e editora de O Vidroplano, esteve lá para conferir o conteúdo técnico de primeira linha oferecido por palestrantes de todo o planeta.

Por falar em evento, a Abravidro já está cuidando de todos os detalhes do 12º Simpovidro (25 a 29 de novembro no Hotel Vila Galé Marés, Praia de Guarajuba, Bahia). Na pauta do maior encontro do setor vidreiro nacional, está a crise econômica. Esse é o momento de as empresas se unirem para encontrar novos caminhos de crescimento — e o Simpovidro se torna o local perfeito para isso. Entenda mais sobre o evento em nossa reportagem.

Outra notícia relevante para o setor vem do governo federal: as importações ilegais de vidro estão sendo combatidas com rigor. No início de junho, uma carga vinda da China foi apreendida pela Alfândega do Porto de Paranaguá (PR). Ao mesmo tempo, o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) iniciou investigação para averiguar a existência de dumping nas exportações de vidros automotivos oriundas da China e México para o Brasil.

Boa notícia para o mercado nacional na questão de novos nichos a serem explorados. A multinacional chinesa BYD irá construir uma planta para a produção de painéis fotovoltaicos em Campinas (SP). A empresa já anunciou que pretende adquirir vidros de fabricantes nacionais para a montagem dos produtos.

Veja ainda detalhes sobre o conteúdo inédito que fará parte da norma de ferragens (NBR 14651), criado durante o processo de revisão do documento, e fique por dentro dos últimos eventos realizados pelas entidades regionais Abravid-DF, Adivipar-PR, Amvid-MG, Ascevi-SC, Sincomavi-SP e Sindividros-ES.

Leia na íntegra a edição digital de O Vidroplano de junho.



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters