Vidroplano
Vidroplano


Leia agora a versão digital de ‘O Vidroplano’ de outubro!

25/10/2013 - 00h00

A edição digital de O Vidroplano de outubro já está disponível — leia aqui. Neste mês, revelamos aos leitores todos os detalhes das fachadas da Arena Corinthians, sede de abertura da Copa do Mundo 2014, localizada em São Paulo. Referência mundial no uso do vidro, a obra terá duas grandes fachadas envidraçadas: uma delas possui o maior telão de LED em arenas esportivas do planeta; a outra ganhou formas que imitam o movimento da rede estufada pela bola no momento ápice do futebol, o gol. A matéria, conta, inclusive, com uma vídeorreportagem exclusiva, feita no canteiro de obras do estádio, mostrando de perto os vidros aplicados ali.

A menos de um mês da realização da 11ª edição do maior encontro vidreiro do País, a Abravidro revela o nome dos palestrantes e das atrações superespeciais que já têm presença garantida no Simpovidro 2013. Alguns dos maiores conferencistas brasileiros estão confirmados, como a jornalista Cristiane Correa, o economista e ex-presidente do Banco Central, Gustavo Loyola, o jornalista e escritor Luciano Pires e o publicitário Washington Olivetto. A presença de nomes de peso não se restringe somente ao ciclo de palestras: uma das mais importantes intérpretes da música popular brasileira, a cantora paraibana Elba Ramalho, fará um show no jantar de encerramento do simpósio. Quem também estará na Bahia é o humorista Murilo Gun, que levará muitas piadas ao Hotel Iberostar Praia do Forte.

A matéria especial deste mês explica como a aplicação de vidro ganha espaço nos eletrodomésticos da linha branca, como fogões, refrigeradores e máquinas de lavar. Diante de novas dinâmicas do mercado, como concorrência interna e a presença dos vidros importados, empresas se viram obrigadas a investir em abordagens diferentes para fornecer a esse setor. Conheça os principais atributos do material e os tipos de vidro utilizados na linha branca.

Cláudio Lúcio da Silva, instrutor-técnico da Especialização Técnica Abravidro, escreve um artigo elucidando dúvidas sobre o programa da entidade, principalmente o receio de algumas empresas em aplicar o curso durante o final do ano, época de alta demanda nas processadoras. O momento, como mostra Cláudio, é ideal para investir em treinamento e melhorar a eficiência das operações.

Feiras movimentaram o setor vidreiro internacional e brasileiro. A GlassBuild America, maior evento vidreiro dos Estados Unidos, foi realizada de 10 a 12 de setembro e mostrou que o setor americano está em crescimento após anos de desafios na economia local. No Brasil, também em setembro, outras três exposições reuniram lançamentos de vidro: Equipotel (em São Paulo); Feira Nacional do Vidro, Alumínio, Molduras e Cia. – Fenavid (em Olinda, PE); e Feira Brasileira de Vidros, Máquinas e Acessórios – Expo vetro (no Rio de Janeiro).

Conheça a nova entidade regional afiliada à Abravidro, o Sindicato das Indústrias de Vidros do Estado do Espírito Santo (Sindividros), fundado em maio de 2012, cujo presidente é Maurício Silva Ribeiro. Dentre outros destaques, veja também a nova diretoria da Associação Catarinense das Empresas Vidreiras (Ascevi) — o presidente Sandro Henrique Rensi foi reeleito para mais dois anos — e do Sindicato do Comércio Atacadista de Vidro Plano, Cristais e Espelhos do Estado de São Paulo (Sincavesp) — que será presidida por Ibelson Ferreira de Sousa.

Leia a edição de outubro de O Vidroplano na íntegra aqui



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters