Vidroplano
Vidroplano


Normas que envolvem a utilização de vidros estão em consulta nacional na ABNT

03/10/2011 - 17h46

Quinze projetos de normas (doze são de revisão e três são de novas) que envolvem a utilização de vidros foram enviados à consulta nacional, e estão disponíveis no site da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Clique aqui para ter acesso.


Dois dos novos projetos foram desenvolvidos pela Comissão de Estudos de Vidros e suas Aplicações na Construção Civil que também integra o ABNT/CB-37 e o terceiro pela Comissão Especial de Estudos de Portas Automáticas e secretariada pelo ABNT CB-37.


Os projetos de revisão foram elaborados pela Comissão de Estudos de Vidros e suas Aplicações em Veículos de Transporte, sob a coordenação do Comitê Brasileiro de Vidros Planos ABNT/CB-37.


Os interessados nessas normas podem enviar sugestões até o dia 28 de novembro. Para acessar os textos pelo link, é preciso cadastrar-se no site da ABNT.


Projeto de novas normas


Projeto 37:000.03-005 – Vidro insulado – Características, requisitos e métodos de ensaio. Elaborada pelo Comitê Brasileiro de Construção Civil, a norma, como o próprio título diz, tem como objetivo estabelecer as características, requisitos e métodos de ensaio de vidro insulado plano utilizado em construção civil e unidades de condicionamento térmico e/ou acústico.


Projeto 37:000.03-007 – Vidros revestidos para controle solar – Requisitos, classificação e métodos de ensaio. Também elaborada pelo Comitê Brasileiro de Construção Civil, essa norma define as características e propriedades, além de especificar os requisitos gerais e métodos de ensaio para garantir a qualidade e desempenho dos vidros revestidos para controle solar.


Projeto 107:000.00-002 – Sistemas de portas automáticas – Requisitos e Métodos de ensaios. Elaborada pela Comissão de Estudos Especial, que estabelece os requisitos de segurança e métodos de ensaio dos componentes de portas automáticas deslizantes horizontais (retas e curvas), portas batentes e portas automáticas utilizadas em saídas de emergência para pedestres.


Projetos de revisão


NBR 9491 – Vidros de segurança para veículos rodoviários – Requisitos


NBR 7334 – Determinação dos afastamentos quando submetidos à verificação dimensional e suas tolerâncias – Método de ensaio


NBR 9492 – Vidros Automotivos – Ensaio de Ruptura – Segurança contra estilhaços


NBR 9493 – Vidros de segurança – Método de ensaio para determinação da resistência ao impacto com “Phanton”


NBR 9494 – Vidros de Segurança – Método de ensaio para determinação da resistência ao impacto com esfera


NBR 9497 – Vidros de segurança – Método de ensaio para determinação da imagem secundária


NBR 9498 – Vidros de segurança – Método de ensaio de abrasão


NBR 9499 – Vidros de segurança – Método de ensaio de resistência à alta temperatura


NBR 9501 – Vidros de segurança – Método de ensaio de radiação


NBR 9502 – Vidros de segurança – Método de ensaio de resistência à umidade


NBR 9503 – Vidros de segurança – Método de ensaio para determinação da transmissão luminosa


NBR 9504 – Vidros de segurança – Método de ensaio para determinação da distorção óptica



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters