Vidroplano
Vidroplano


Normas que envolvem a utilização de vidros estão em consulta nacional na ABNT

03/10/2011 - 00h00

Dois projetos de normas que envolvem a utilização de vidros estão abertos à consulta nacional no site da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Clique aqui para ter acesso.


O projeto de número 35:000.05-020 trata da norma Perfis de alumínio e suas ligas com acabamento superficial – Colagem de vidros com fita de dupla face estrutural de espuma acrílica para construção civil. Elaborada pelo Comitê Brasileiro do Alumínio, a norma, como o próprio título diz, tem como objetivo especificar os requisitos básicos para o acabamento superficial dos perfis de alumínio e vidro, incluindo o procedimento para a colagem do vidro em alumínio com o uso de fita de dupla face de espuma acrílica. Os interessados podem acessar esse projeto até o dia 10 de setembro, no link acima.


O outro projeto é o de número 02:136.38-006 – Esquadrias externas para edificações. O escopo dessa norma foi ampliado e dividido em cinco partes. Os textos das três primeiras, elaborados pelo Comitê Brasileiro de Construção Civil, encontram-se em consulta nacional e também podem ser avaliados no site da ABNT. Os objetivos de cada uma são:


Parte 1 – Terminologia: definir os termos empregados na classificação de esquadrias utilizadas em edificações e na nomenclatura de suas partes. A norma se aplica a esquadrias para edificações de uso residencial e comercial, portas, janelas e coberturas.


Parte 2 – Requisitos e classificação: especificar os requisitos exigíveis de desempenho de esquadrias externas para edificações, independente do tipo de material. Assegurar ao consumidor o recebimento dos produtos com condições mínimas exigíveis de desempenho.


Parte 3 – Metodologia de ensaios: especificar os métodos de ensaio para a avaliação de desempenho e classificação de esquadrias externas para edificações, independente do tipo de material.


O projeto de revisão da norma de esquadrias está servindo de base para a elaboração de uma nova norma bastante aguardada (sistemas de envidraçamento de sacadas), sob a coordenação do Comitê Brasileiro de Vidros Planos (ABNT/CB-37). Os interessados podem enviar sugestões até o dia 8 de outubro. Para acessar os projetos pelo link, é preciso cadastrar-se no site da ABNT.



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters