Vidroplano
Vidroplano


Palestra sobre o mercado marca o último dia do GPD 2015

26/06/2015 - 09h02

O Glass Performance Days 2015, realizado em Tampere, Finlândia, com o apoio da Abravidro, terminou hoje. No último dia da 15ª edição do maior congresso técnico do setor vidreiro, os participantes puderam assistir a mais palestras sobre a aplicação do material na arquitetura e tecnologias de processamento. No entanto, o maior destaque vai para a análise detalhada, feita por um consultor independente, sobre os números do mercado mundial nos últimos anos.

GPD15_ultimodia_savaeteDados relevantes 
A sala razoavelmente pequena que acomodou a palestra do consultor Bernard Savaëte (foto ao lado), da BJS Différences, ficou lotada. Não era para menos: com o tema Dois anos (2013 e 2014) na indústria mundial de vidro plano — fatos e análises, ele ofereceu um panorama global sobre o mercado vidreiro. A quantidade de informações reveladas ao público fez com que alguns participantes elogiassem a apresentação e a apontassem como a melhor das últimas edições do GPD.

Savaëte fez um levantamento amplo, incluindo o número de plantas de floatinauguradas no período e mostrando a variação do valor do produto por regiões.  O Brasil foi citado em dois momentos: o início da produção das fábricas da AGC e Vivix e a implementação do direito antidumping contra importações ilegais.

Segundo os estudos de Savaëte, o preço do vidro está caindo em todo o mundo. Isso acontece pela discrepância entre a alta capacidade produtiva e a demanda baixa. A China, por exemplo, fabrica mais do que consome. Com isso, tem de exportar grande parte da produção, desestabilizando o mercado de outros países.

Para especialistas 
Ao todo, esta sexta-feira contou com seis sessões simultâneas de apresentações: Novos produtos e aplicações; Vidro em aplicações estruturais; Têmpera/pré-processamento; Tendências de mercado e oportunidades futuras; Vidro curvo; eAderência para vidros e fixação de pontos. Em geral, as palestras apresentaram conteúdo técnico muito forte, com diversos termos específicos e fórmulas, focado em especialistas que já trabalham com os temas abordados.

GPD15_ultimodia_seeleMas a presença do nosso material na arquitetura continuou sendo debatida. Martien Teich (foto ao lado), da Seele, comentou o desenvolvimento de fachadas envidraçadas. Já Jim Gulnick, da McGrory Glass, abordou como a reflexão do vidro influencia o design de interiores.

Saldo positivo
Para Celina Araújo, editora de O Vidroplano, que cobriu o congresso ao vivo, o evento fecha com saldo positivo — veja aqui as considerações dela e dos brasileiros presentes no encontro. E não se esqueça: a cobertura completa do GPD 2015 estará presente na edição de julho de nossa revista.



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters