Vidroplano
Vidroplano


Palestras do GPD 2015 analisam uso do vidro na arquitetura

25/06/2015 - 00h29

No segundo dia do Glass Performance Days 2015, realizado em Tampere, na Finlândia, as palestras tiveram toda a atenção dos congressistas. A reportagem de O Vidroplano marcou presença na sessão Fórum de arquitetos, presidida pelo engenheiro inglês James O’Callaghan, do escritório Eckersley O’Callaghan.

GPD15_palestras2_inside1O profissional, um dos maiores especialistas em vidro estrutural e de grandes dimensões do mundo, fez uma reflexão sobre a evolução desse tipo de aplicação nos últimos quinze anos. Além de descrever algumas obras de sua autoria, incluindo as lojas envidraçadas da Apple existentes em diversas cidades do planeta (foto ao lado), mostrou conceitos de processamento criados por seu escritório, como a laminação de ferragens dentro do vidro e o desenvolvimento de fornos de têmpera gigantes. Dessa forma, O’Callaghan revisitou parte do conteúdo das apresentações que realizou em São Paulo, nas edições 2012 e 2014 do GPD South America.

O arquiteto Christoph Timm, da SOM Architects, revelou detalhes do projeto One World Trade Center (foto ao lado), edifício erguido no lugar do antigo World Trade Center em Nova York, Estados Unidos — a construção foi destaque na seção “Vidro em obra” na edição de maio de 2013 de O Vidroplano. Revestido de vidro, o prédio possui uma espécie de brise na parte mais baixa da fachada, podendo ser regulado de acordo com a condição climática — permite, por exemplo, mais entrada de luz natural no interior.

O museu Guggenheim Helsinki, localizado em Helsinque, capital da Finlândia, foi citado nesta semana no Blog da Abravidro e também marcou presença na palestra de Rainer Mahlamaki, do escritório Lahdelma & Mahlamaki. O arquiteto explicou como se deu o concurso que escolheu o projeto arquitetônico do espaço.



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters