Vidroplano
Vidroplano


Primeiro dia do 5º Simbrie discute inovações e normas

18/10/2022 - 15h53

A quinta edição do Simpósio Brasileiro da Indústria de Esquadrias (Simbrie) teve início esta segunda-feira (17). O evento, organizado pelo Canal do Serralheiro, é realizado em formato online e tem como tema para este ano “Produtividade, Competitividade e Inovação na Indústria de Esquadrias para o Desenvolvimento do Setor”. A Abravidro está entre os apoiadores do simpósio, juntamente com a Associação Brasileira do Alumínio (Abal), Associação Nacional de Fabricantes de Esquadrias de Alumínio (Afeal), Associação Nacional dos Fabricantes de Janelas Eficientes (Anfaje) e Associação Brasileira dos Fabricantes de Sistemas, Perfis e Componentes para Esquadrias de PVC (Aspec PVC).

A abertura do 5º Simbrie foi feita pelo professor Alexandre Araujo, idealizador e sócio-proprietário do Canal do Serralheiro. Ele falou sobre o objetivo do evento e apresentou os apoiadores e patrocinadores.

Passado, presente e futuro das esquadrias

O engenheiro Igor Alvim, diretor técnico da QMD Consultoria, ministrou uma das palestras do primeiro dia, discutindo como lidar com as preocupações, tendências e evolução das esquadrias no século 21. Alvim apontou que, no começo desse segmento no Brasil, havia poucos grandes fabricantes e faltava embasamento técnico. Desde então, houve uma grande evolução do setor, com as empresas passando a se preocupar não só com a resistência das esquadrias, mas também com questões como estanqueidade e estética. Para acompanhar os projetos de arquitetura cada vez mais ousados, sistemas, acessórios e acabamentos cada vez mais sofisticados foram desenvolvidos.

Alvim destacou que, hoje, a área de esquadrias tem uma preocupação cada vez maior com a qualidade oferecida e com o cumprimento das normas técnicas, estando constantemente atenta com o aprimoramento no desempenho térmico e acústico. Nesse sentido, ele indicou possibilidades para o futuro, como o desenvolvimento de esquadrias com vidros fotovoltaicos ou sistemas com abertura e fechamento comandados a distância por softwares. Segundo ele, para se diferenciar da concorrência, é fundamental não se acomodar, manter-se sempre estudando e buscando inovar nas soluções oferecidas.

Para ilustrar esas possibilidades, Alvim apresentou diversas obras com usos diferenciados de esquadrias, várias delas com a participação da própria QMD Consultoria, como o uso de brises que se movem no edifício da redação da Infoglobo.

Como especificar?

O engenheiro Helio Donizetti, gerente-técnico da Perfil Alumínio, falou em sua palestra sobre como especificar esquadrias de alto desempenho utilizando as normas brasileiras. Segundo ele, há uma série de fatores que precisam ser levados em conta para que o produto especificado e instalado apresente o melhor desempenho possível, tanto em termos de estanquidade como no conforto acústico e térmico.

Donizetti apontou que o primeiro ponto a ser avaliado é o local onde a esquadria será instalada: um estudo do entorno se faz necessário para compreender as necessidades de desempenho. As medidas do vão a ser preenchido pelo sistema e o tipo de material que compõe o substrato (como uma parede de tijolo, concreto ou alvenaria) também precisam ser levadas em conta.

O palestrante destacou que o atendimento às normas técnicas é fundamental para esse segmento, listando as mais relevantes relacionadas às esquadrias, como a ABNT NBR 15575 — Desempenho de edificações habitacionais e a ABNT NBR 10821 — Esquadrias para edificações. O vidro também foi lembrado, com a menção à importância da norma ABNT NBR 7199 — Vidros na construção civil – Projeto, execução e aplicações para a especificação do tipo e da espessura do material a ser usado em cada tipo de aplicação.

Donizetti ressaltou ainda que o uso de esquadrias de alto desempenho traz uma grande contribuição para as obras – mas, para que elas apresentem o resultado esperado, é preciso evitar improvisos, seguir as orientações das normas e das fabricantes dos sistemas na instalação e na vedação (para evitar frestas por onde possa passar o ruído), além de fazer a revisão final e informar o cliente sobre a necessidade da realização periódica de limpeza e manutenção.

Continue acompanhando o site da Abravidro para conferir os destaques de cada dia do 5º Simbrie. A cobertura do evento estará presente na edição de novembro de O Vidroplano.



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters