Vidroplano
Vidroplano


Segurança é destaque no 1º Congresso Brasileiro de Guarda-Corpo

30/05/2023 - 17h31

A Jobe Soluções, empresa especialista em guarda-corpos, organizou na última sexta-feira (26) o 1º Congresso Brasileiro de Guarda-Corpo. Dividido em cinco painéis, o evento, realizado no Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio de Janeiro (IAB-RJ), contou com a presença de Clélia Bassetto, analista de Normalização da Abravidro, como a representante do setor vidreiro no painel destinado ao tema “segurança”.

Em sua apresentação, Clélia destacou a revisão da norma de laminados, a NBR 14.697, publicada no início deste ano pela ABNT – afinal, esse tipo de vidro é elemento fundamental para os guarda-corpos. Você pode conferir mais detalhes sobre a revisão na edição de março da revista O Vidroplano clicando aqui. Entre diversos pontos, a analista deu detalhes sobre a classificação de segurança do laminado (para os guarda-corpos, o material precisa ser Classe 1) e os ensaios necessários para atender as exigências da norma. Outro ponto de destaque foi a importância da ancoragem e da fixação correta para que o vidro cumpra, de forma efetiva, a sua função.

O congresso teve como objetivo propor uma discussão aprofundada sobre a real função dos guarda-corpos, lançando um olhar múltiplo por meio das experiências de renomados profissionais da área. Nessa edição, estiveram presentes fornecedores de perfil de alumínio e especialistas da indústria, além de arquitetos renomados, entre eles Paulo Niemeyer, bisneto de Oscar Niemeyer.



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters