Vidroplano
Vidroplano


Temperados e laminados deverão sofrer aumento no ‘Imposto de Importação’

05/09/2012 - 00h00

A Abravidro conquista a primeira grande vitória em sua estratégia para defesa comercial dos vidros processados: conforme anunciado na tarde do dia 4 de setembro, pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), os vidros temperados (7007.19.00) e os vidros laminados (7007.29.00) foram incluídos na lista de cem produtos que terão elevação temporária de Imposto de Importação.


A medida será confirmada após apreciação da lista de produtos pelos demais países sócios do Mercosul e a previsão é que passe a vigorar a partir de 25 de setembro. As elevações do Imposto de Importação para a lista de cem produtos terão validade de até doze meses, prorrogáveis por igual período, até o final de 2014.


Os vidros temperados e laminados devem ter seu Imposto de Importação aumentado de 12% para 25%. A expectativa é de redução no ritmo de crescimento da entrada de vidros processados. Em apenas três anos, a importação de vidro laminado cresceu impressionantes 1.254% e a de temperado, 378%.


“Percebemos que parte do vidro importado inicialmente como float está entrando já processado, com uma forte tendência de crescer ainda mais, expondo nossas empresas associadas a uma concorrência em condições totalmente desiguais”, ressalta Alexandre Pestana, presidente da Abravidro. “Essa realidade nos motivou a pleitear junto ao governo o aumento do Imposto de Importação.” Para Pestana, essa medida será, acima de tudo, uma oportunidade para os transformadores de vidro se posicionarem no novo arranjo de competição global. “Sabemos que temos como lição de casa a redução de custos e os ganhos de eficiência, mas só isso não será suficiente. Enquanto o governo não toma medidas efetivas para redução do custo Brasil, a elevação temporária do Imposto de Importação será fundamental para dar fôlego às nossas empresas”, conclui o dirigente.


Mas a batalha não para por aí. Como parte da estratégia de defesa comercial dos vidros processados, a Abravidro está pleiteando também a entrada dos outros vidros transformados na nova lista de alteração do Imposto de Importação; a desoneração da folha de pagamentos e das alíquotas do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) de suas indústrias.


‘Float’
Atendendo o pleito da Associação Técnica Brasileira das Indústrias Automáticas de Vidro (Abividro), a lista de produtos com tarifa de importação aumentada inclui também os vidros float incolor (7005.29.00) e colorido (7005.21.00). Portanto, é importante ficar atento: a previsão é de que essa matéria-prima tenha seu Imposto de Importação aumentado de 10% para 20% a partir de 25 de setembro.


Veja mais detalhes no ‘site’ do MDIC:


http://www.desenvolvimento.gov.br/sitio/interna/noticia.php?area=1¬icia=11773


http://www.desenvolvimento.gov.br/sitio/interna/noticia.php?area=1¬icia=11772



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters