Vidroplano
Vidroplano


Vendas de máquinas italianas crescem 2,08% em 2018

24/07/2019 - 16h26

A indústria italiana de máquinas para vidros planos cresceu 2,08% em 2018. A informação é da Associação Italiana de Fornecedores de Máquinas, Acessórios e Produtos Especiais para o Processamento do Vidro (Gimav), que anunciou recentemente dados sobre o desempenho do segmento no ano passado. De acordo com a entidade, o resultado mantém a tendência de crescimento do setor.

Brasil é o 4º maior país comprador
Com relação às exportações, o crescimento foi de 1,04%. A Europa segue sendo a maior compradora dos equipamentos italianos para vidros planos, absorvendo mais de 50% do que é enviado para fora da Itália. Os Estados Unidos, por sua vez, foram o principal país comprador, com participação de quase 16% nas vendas globais, seguidos pela Polônia, Alemanha, Brasil e França.

Também foram comemorados os números positivos da balança comercial (1,2%) e da quantidade de empregos gerados (2,82%). Estes dois últimos dados, no entanto, levam em conta, além do segmento de vidros planos, o de vidros ocos.

Confiança nas exportações
A Gimav também perguntou às fabricantes o que elas esperam para este ano. Houve expectativa generalizada de que a situação econômica melhorará, com 83% dos entrevistados projetando um aumento nas vendas globais. Mais de 80% das empresas  também expressaram otimismo no desempenho das exportações.

Com relação ao mercado interno, que teve bom desempenho em 2018, há preocupações: as empresas pressionam para que o governo local dê continuidade ao plano de incentivo à consolidação do conceito de Indústria 4.0 na Itália. Se isso não acontecer, imagina-se que o crescimento do mercado interno possa estar ameaçado.

 

 



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters