Vidroplano
Vidroplano


VidroSom 2013 ressalta a importância das normas de desempenho

06/11/2013 - 00h00

Nos dias 29 e 30 de outubro, no auditório da Associação Paulista de Supermercados (Apas), em São Paulo, a Associação Nacional de Fabricantes de Esquadrias de Alumínio (Afeal) promoveu o Congresso Internacional de Soluções Arquitetônicas e Construtivas em Esquadrias de Alumínio. O evento teve o apoio institucional da Abravidro, abrigou o VidroSom 2013 e reuniu cerca de quatrocentas pessoas assistindo a palestras de arquitetos e engenheiros nacionais e do exterior.

Dentre o amplo conteúdo apresentado no evento, destaca-se a 5ª edição do VidroSom, cujo tema foi O papel das esquadrias nos desempenhos das edificações — NBR 10.821 e NBR 15.575. Entre os palestrantes, o francês Bruno Mauvernay, gerente de Marketing Internacional da Saint-Gobain Glass, destacou a existência de diferentes selos de eficiência energética em diversos países e apresentou qual a maneira correta para melhorar a qualidade e o desempenho das janelas.

Outro assunto abordado pelo VidroSom 2013 foi o conforto acústico na arquitetura, apresentado pelo arquiteto Marcos Holtz. Ele destacou o papel das fachadas com vidros e caixilhos nessa função e citou exemplos de aplicações. Presidente do Conselho da ProAcústica, Edison Claro de Moraes explicou a importância da norma de desempenho NBR 15.575 e o que o mercado está fazendo para atendê-la.

A cobertura completa do evento você confere na edição de novembro de O Vidroplano.



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters