Vidroplano
Vidroplano


Vivix apresenta planta de Goiana (PE): forno será aceso no dia 6 de janeiro

08/11/2013 - 00h00

Na sexta-feira, 8 de novembro, a Vivix levou a Pernambuco cerca de quarenta vidreiros de várias regiões do País, incluindo o presidente da Abravidro Alexandre Pestana e outros diretores da entidade, para mostrar em primeira mão a planta de Goiana, no interior do Estado, em processo final de construção. Durante o evento, Paulo Drummond, presidente da nova fabricante, anunciou a tão esperada data em que o forno, o primeiro da companhia, será aceso: 6 de janeiro de 2014. As linhas de laminados e espelhos, por sua vez, entrarão em operação em abril ou maio do próximo ano. Veja a entrevista exclusiva que Drummond concedeu à reportagem de O Vidroplano.


Fruto de um investimento de R$ 1,04 bilhão, a fábrica da empresa, com 100% de capital nacional, produzirá 900 t por dia de vidro float, laminados e espelhos, direcionadas à construção civil e indústrias automotiva, moveleira e de linha branca. Os vidros produzidos no forno de Goiana – onde, cumprindo uma tradição do setor, todos os convidados puderam entrar durante o evento — terão de 2 a 15 mm de espessura e medida máxima de 3,8 x 7 m.


Para os que tiveram a oportunidade de ir a Goiana no primeiro semestre de 2012, quando a empresa organizou um grande evento para marcar o início das obras, o impacto é grande. O amplo terreno, outrora vazio, deu lugar a uma fábrica de 90 mil m² de área construída. Nela, trabalharão 410 pessoas de forma direta, além de mais de 1.500 funcionários indiretos.


Evento
Para recepcionar os convidados que chegaram a Recife ontem à tarde, a Vivix promoveu um jantar no Cabanga Iate Clube. Os vidreiros foram recebidos por importantes executivos e funcionários da empresa, como Paulo Drummond e Henrique Lisboa, diretor-comercial e de Marketing da companhia.


Hoje pela manhã, logo cedo, todos partiram para Goiana, a 70 km do Recife. Na fábrica, em uma sala reservada, Drummond deu as boas-vindas e deu a informação mais esperada por todos: “O forno será aceso no dia 6 de janeiro. Estávamos com tudo pronto para o acendermos no fim deste mês, mas, como falta muito pouco para terminar o ano e por entender que essa é uma época complicada para todos, devido às festividades, resolvemos postergar para o início do ano”, explicou. “No final de janeiro já devemos ter vidros prontos”.


O presidente da Vivix ressaltou que a empresa fez todos os esforços para montar a melhor equipe de trabalho possível, trazendo profissionais do Brasil e do exterior com larga experiência no setor. Ele também disse que a companhia mantém parceria com importantes fabricantes internacionais de vidro, enviando seus colaboradores para serem treinados em países como Estados Unidos e Itália.


“Fomos muito bem aceitos pelos processadores e distribuidores do País. Hoje, vendendo vidros, somos responsáveis por 50% de toda a importação do material para o Brasil”, afirmou Drummond. O executivo revelou que a empresa possui clientes em todas as regiões do território nacional e que, por isso, não se limitará a ser uma fabricante regional, atendendo apenas o Norte e Nordeste. “Podem escrever: nós teremos nossa segunda unidade, no Sudeste. Estamos trabalhando todos os aspectos com muita atenção, mas nossa segunda fábrica sairá.”


Por fim, Drummond afirmou que a Vivix não será apenas uma fabricante de vidros planos. “Queremos agregar valor ao mercado e ajudar o setor a se desenvolver, algo que a Abravidro, com suas funções, tem feito com muita competência.”


Coube a Odir Perazzi, diretor-industrial da empresa, apresentar as equipes que coordenarão a operação da fábrica e também a que é responsável por sua construção. Depois desse momento, os convidados visitaram a área operacional da planta.


Confira a entrevista exclusiva que o presidente da Vivix, Paulo Drummond, concedeu à reportagem de O Vidroplano.


 



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters