Vidroplano
Vidroplano

Quem inventou o vidro?

26/01/2022 - 10h54

É difícil apontar um pai ou uma mãe para o vidro. É melhor perguntar “quem descobriu o material”, pois, muito provavelmente, a humanidade chegou a ele sem querer.

O mais provável: a descoberta do vidro deve ter acontecido há cerca de 4 mil anos, na Mesopotâmia (região que hoje compreende parte do Iraque e Síria).

Existe uma lenda sobre isso. De acordo com o historiador romano Plínio, o Velho, tudo está ligado a marinheiros fenícios: eles teriam chegado a uma praia e acendido uma fogueira para cozinhar usando blocos de sódio e uma panela. Para surpresa de todos, a areia embaixo do fogão improvisado derreteu, formando um líquido espesso que mais tarde endureceu. Ali estava nosso querido material transparente.

Não existe comprovação de que o fato tenha ocorrido como relatado, mas a história é boa demais para ser deixada de lado, não é mesmo?

 

ano-internacional-vidro2

 

 

A presente seção, “Ano Internacional do Vidro”, celebrando a trajetória de nosso material e sua importância para a história humana, é uma contribuição de O Vidroplano ao Ano Internacional do Vidro, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) para 2022.

Crédito da imagem: SvetlanaSF/stock.adobe.com

Este texto foi originalmente publicado na edição 589 (janeiro de 2022) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista.



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters