Vidroplano
Vidroplano

Sinal amarelo

05/03/2024 - 15h37

rafaelribeiro-mar2024O Termômetro Abravidro, indicador criado em 2022 para medir mensalmente o volume de vendas faturadas da cadeia de processamento, completou dois anos neste mês de fevereiro e já se consolidou como um importante instrumento para apoiar os empresários do setor na elaboração de cenários e na leitura do mercado vidreiro. Os dados recém-publicados, referentes às vendas de janeiro, mostram que estamos andando de lado nos últimos meses, sempre levando em conta o fato de que a variação tem acompanhado o número de dias úteis de cada mês, o que levou à queda drástica em dezembro e melhora agora em janeiro.

A ociosidade segue alta, não só na cadeia de processamento, mas também no primeiro elo da cadeia. As informações que circulam são de que as quatro usinas de base continuam trabalhando com volumes reduzidos, produzindo aquém de sua capacidade.

Em alta mesmo apenas os volumes de vidros importados. Em 2023, mais de 120 mil t de float incolor entraram em nosso país, com recordes históricos registrados para esse período de dez anos nos meses de novembro e dezembro. Voltamos ao patamar de 2014, ano em que teve início a vigência do direito antidumping definitivo para a importação de float incolor de algumas origens.

E não são apenas os números de importação do float que impressionam. Mais que quadruplicou o volume de vidros laminados importados: de 4 mil t, em 2022, para mais de 20 mil, em 2023, recorde histórico. A produção desse vidro no Brasil vem crescendo de maneira consistente desde 2019, e o produto vem aos poucos aumentando sua participação no mercado, como resultado do trabalho de todos os elos da cadeia para promover seus benefícios. O volume importado assusta, assim como o preço baixo, pelo seu potencial de inviabilizar a produção nacional.

Os números de janeiro, embora menores, seguem altos. A Abravidro vem monitorando os dados com atenção. A qualidade dos importados também é tema de preocupação, diante de alguns relatos de produtos com defeitos entrando no País. Somo favoráveis à livre concorrência, mas contrários à concorrência desleal! Nosso mercado interno já possui desafios suficientes.

Rafael Ribeiro
Presidente da Abravidro
presidencia@abravidro.org.br

Este texto foi originalmente publicado na edição 614 (fevereiro de 2023) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista.

Foto: Marcos Santos



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters