Vidroplano
Vidroplano

Sob medida!

21/08/2018 - 10h58

Imagine a seguinte cena: um vidraceiro chega ao local da obra com os vidros para instalar. Ali, descobre que os painéis não cabem nos vãos e que as ferragens não são adequadas para o nível dos espaços. Resultado: o profissional terá de encomendar novas peças e novos sistemas e, só então, poderá voltar para aplicá-los com sucesso. O que se têm, então, são retrabalho, prejuízo e insatisfação do cliente que poderiam ser facilmente evitados se as medições tivessem sido feitas corretamente.

A tarefa é uma etapa chave no trabalho de qualquer vidraçaria, sem espaço para erros. Por isso, consultamos especialistas do setor para indicar os passos e os cuidados necessários, além de buscar as novas ferramentas no mercado para garantir números e detalhes precisos.

Ponto de partida
vp_medição3A-amorimleiteA atividade é o início da fase executiva do projeto. Nela, as dimensões e características do vão em que os vidros serão instalados são identificadas, como largura, altura e inclinação.

“Sempre comento com nossos alunos que o grande segredo de uma obra está em sua medição”, afirma o instrutor Ricardo Câmara, diretor da Central do Vidraceiro. Dessa forma, ela é a parte mais importante do projeto para que tudo seja feito de acordo com a necessidade do cliente, incluindo a especificação do vidro, ferragens e acessórios a serem utilizados.

Sérgio Reino Júnior, professor do curso de vidraceiro do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), aponta dois tipos com os quais o vidraceiro trabalha diariamente:

Para orçamento: feita de forma mais simples, para observar a altura e largura do vão e características que possam influenciar na elaboração do orçamento;
Técnica ou definitiva: mais precisa, é medida em milímetros, incluindo nível, prumo e tudo mais que possa determinar o melhor tipo de sistema a ser usado na obra. “Nela, é importante ter um croqui [esboço do projeto] para que se possam anotar as dimensões e características do vão. Ele pode ser levado já pronto ou ser desenhado no caderno de medição no próprio local”, explica.

vp_medição3B-amorimleiteTrabalho com croqui
Além das medidas, o vidraceiro também deve anotar no croqui:

– Se o vão está no esquadro (caso não esteja, é necessário identificar o formato do vão com prumo e nível e suas dimensões);
– O tipo de substrato em que serão instalados os vidros (alvenaria, concreto etc.);
– O trajeto pelo qual as peças de vidro terão de passar, para se certificar que não haja obstáculos impedindo-as de ser transportadas até o local da instalação.

O problema do trabalho a distância
Há vidraçarias que deixam o trabalho de medição por conta do contratante (algumas vezes, a pedido do próprio cliente) ou do engenheiro responsável pela obra. Embora não haja nenhuma proibição para esse tipo de prática, isso abre espaço para uma série de riscos. “Quando as medidas são tomadas por terceiros, você aceita todas as condições de quem mediu. Geralmente, há pontos em que podem haver erros e, com isso, são grandes as chances de problemas na hora da instalação”, alerta José Romão da Silva Neto, proprietário da R4 Vidros, de Salvador.

vp_medição2-crismartins

Verificar as medidas e conferir se a instalação pretendida é viável não são as únicas vantagens da medição feita diretamente pelo vidraceiro. “Essa presença in loco também é muito importante para termos contato com os executores da obra e trabalhar em conjunto com eles para oferecer um produto final de alta qualidade e acabamento”, avalia Sebastião Martins, diretor da Vidromex, de Brasília. Além disso, ele ressalta que cada tipo de instalação é uma situação diferente. Assim, somente alguém que tenha experiência com a diversidade de aplicações presentes na área do vidro saberá como analisar cada caso.

Sem margem para amadorismo
“Uma das maiores falhas hoje é a falta de qualificação e capacitação do profissional. Este, muitas vezes, não se interessa em aprimorar seus conhecimentos, mesmo com vários cursos disponíveis no setor”, considera Martins, da Vidromex. Isso frequentemente leva a outros erros, como especificações fora de norma para o vidro.

Outro problema bastante comum, e que não é gerado apenas por vidraceiros inexperientes, é a falta de atenção. Câmara, da Central do Vidraceiro, reforça que, numa medição, cada detalhe requer cuidado minucioso, incluindo:

– Checagem do prumo, nível e ângulos do vão;
– Verificação do lado correto para a abertura da folha de vidro (no caso da instalação de portas);
– Confirmação dos limites de pesos e cargas necessários para a especificação das ferragens, perfis e componentes;
– Atenção na hora de fazer anotações, para garantir que o que foi medido bata com o que está sendo escrito.

Uma forma de ajudar a não se esquecer de nada é elaborar uma checklist com todos os itens que precisam ser conferidos.

Como encaixar o vidro aqui?
Para Romão, da R4 Vidros, as maiores dificuldades nessa atividade são as irregularidades nas obras. Com frequência, os vãos estão fora de prumo e de esquadro, com paredes tortas ou mesmo inacabadas, comprometendo a exatidão das medidas. “A melhor forma de evitar esses problemas seria estarmos presentes na obra antes mesmo de o espaço para a aplicação do vidro ser feito e passar as orientações para que os construtores o façam dentro das normas.” Ainda que isso não seja possível, os vidraceiros podem — e devem — comunicar-se com os responsáveis pela construção e enfatizar a importância de que os vãos devem estar dentro do padrão esperado para a instalação dos sistemas.

Por dentro do mercado
Hoje é possível encontrar novas tecnologias e aparelhos para medição que facilitam e agilizam o trabalho do vidraceiro, principalmente daquele que visa a otimizar resultados e o próprio tempo do medidor. “Um nível a laser, por exemplo, informa referências de prumo e nível de forma muito mais rápida, agilizando a instalação dos vidros”, comenta Reino Júnior, do Senai. Dessa forma, mesmo profissionais menos experientes podem realizar esse trabalho com mais precisão e eficiência. A seguir, apresentamos algumas opções disponíveis no mercado para garantir medições fáceis e precisas.

vp_bosch-trenaFabricante: Bosch
Produto: trena a laser GLM 40 Professional
Diferenciais
– É compacta e de fácil manuseio;
– Mede comprimento de até 20 m;
– Troca unidade de medida com apenas um botão

 

 

vp_bosch-nívelFabricante: Bosch
Produto: nível GCL 2-15 G
Diferenciais
– Primeiro nível no Brasil com laser verde, 4 x mais visível do que o vermelho (facilitando o trabalho em ambientes muito iluminados);
– Alcança 15 m nas linhas e 10 no prumo, tanto para cima como para baixo;
– Possui entrada para tripé;
– Tem proteção contra pó e respingo de água

 

vp_rialFabricante: Rial (representada pela Gusmão Representações)
Produto: esquadros e réguas de fibra de vidro
Diferenciais
– Alta resistência a deformações;
– Vida útil maior em comparação com produtos similares

 

 

 

vp_starrett-medidorFabricante: Starrett
Produto: medidor de ângulo AM-2
Diferenciais
– Tem quatro escalas graduadas de 0º a 90º;
– Permite copiar o ângulo exato em obras irregulares;
– Tem base magnética, deixando as mãos livres quando usado em superfícies ferrosas

 


vp_starrett-paquímetroFabricante:
Starrett
Produto: paquímetro 125MEBT-8200
Diferenciais
– Alta resistência (guias revestidas com titânio);
– Apresenta linha e números nítidos sobre fundo contrastante fosco, para facilitar a leitura;
– Tem parafuso de trava para fixar as medidas;
– Todas as superfícies de medição são retificadas e lapidadas;
– Traz vareta de profundidade para medições exatas

vp_starrett-trenaFabricante: Starrett
Produto: trena a laser KLMXP-100
Diferenciais
– Possui conexão Bluetooth com aplicativo para Android e iOS;
– Tem capacidade de armazenamento para até 20 medidas;
– Leitura é facilitada por meio de painel com luz de LED;
– Velocidade de medição de 0,5 s

Este texto foi originalmente publicado na edição 548 (agosto de 2018) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista.



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters