Vidroplano
Vidroplano

Turma de agosto do PPCPE reúne processadores de diversos Estados

27/09/2021 - 10h34

Nos dias 12 e 13 de agosto, processadores estiveram em São Paulo para aprender a potencializar seu processo produtivo com o módulo de Planejamento, Programação, Controle da Produção e Estoques (PPCPE), um dos braços da Especialização Técnica Abravidro. O curso mostra-se fundamental neste momento, não só por conta da promessa de aquecimento da construção civil, tão comum no segundo semestre, como também para o momento pós-pandemia, o qual, enfim, parece ser avistado no horizonte.

O treinamento, realizado de modo presencial, respeitou todas as medidas de saúde exigidas pelas autoridades sanitárias no combate à pandemia da Covid-19, incluindo distanciamento e uso obrigatório de máscaras pelos dos participantes.

Maior eficácia
Ministrado pelo instrutor técnico Cláudio Lúcio da Silva, um dos maiores especialistas brasileiros no beneficiamento de nosso material, o PPCPE é um PCP pensado exclusivamente para a rotina das processadoras vidreiras. Todos os processos de uma empresa do setor são abordados: da programação da produção à realização de pedidos, passando ainda pelo controle de estoques. Uma das questões que afligem as companhias neste momento é: “Será que, ampliando-se o parque industrial, também se ampliarão os problemas?”. Cláudio tem a resposta para a reflexão: “Aqui, tranquilizamos os alunos, pois ensinamos a técnica para que esse processo seja feito com menor sacrifício para todos, gerando maior produtividade e com melhor gestão”.

A versatilidade do módulo facilita a aprendizagem, já que é indicado para diversos tipos de profissional, incluindo operadores do setor de planejamento e controle de produção (plano de corte); gestores do sistema de atendimento a pedidos dos clientes; profissionais ligados às áreas de vendas, logística e produção; e programadores, analistas e técnicos especializados.

Quem faz, aprova!
Veja a opinião de quem participou da turma de agosto do PPCPE. Em outubro, será formada mais uma – veja as informações no quadro abaixo.

“O que me motivou a fazer esse curso foram as boas indicações de alguns amigos temperadores e as melhorias que eu pude ver, in loco, na empresa desses colegas”
André Catini, Real Temper (SP)

“O curso me surpreendeu positivamente. Foram abordados temas que precisam ser melhorados em nossa empresa. Então, há bastante para agregar, desde o controle de PCP até a gestão de problemas dentro de fábrica. O que é apresentado aqui é uma forma nova de trabalhar, uma maneira diferente de produzir vidro”
Adriane Schunck, Bonneville Vidros (SP)

“A gente já consegue visualizar o conteúdo sendo aplicado em nosso pátio fabril”
Dércio Ronieri, Vitral Vidros Planos (MG)

“Creio que imediatamente após o treinamento vamos começar a implementar alguns dos métodos ensinados pelo professor Cláudio. Todos que estiveram nas aulas ganharam muito conhecimento”
Claudio Pereira, Termari Vidros (ES)

Inscrições para a próxima turma
Data: 7 e 8 de outubro
Local: Avenida Francisco Matarazzo, 1.752, Água Branca, São Paulo, SP
Como se inscrever: fale com a área de Atendimento da Abravidro pelo telefone (11) 3873-9908 ou envie e-mail para rsilva@abravidro.org.br

Este texto foi originalmente publicado na edição 585 (setembro de 2021) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista.



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters