Vidroplano
Vidroplano

Vidros e espelhos são destaques da Expo Revestir 2020

23/04/2020 - 09h47

De 10 a 13 de março, a 18ª Expo Revestir, feira internacional para a área de revestimentos e arquitetura, instalada no Transamerica Expo Center, em São Paulo, recebeu cerca de 55 mil visitantes e mais de duzentos expositores. A mostra foi o último grande encontro do setor antes da restrição a eventos por conta das políticas de isolamento para o combate à pandemia do coronavírus. Totens com álcool gel foram distribuídos pelos pavilhões para uso de todos.

Vidros e espelhos foram vistos em diferentes aplicações, de revestimentos a soluções acústicas e eletrodomésticos, além de uma tendência observada em relação ao seu uso em portas de grandes dimensões. Houve até o lançamento de um vidro novo para o mercado nacional dentro da feira. Conheça algumas das principais novidades a seguir.

espelhp-astra

 

Espelhos, espelhos meus…
A Astra levou à Expo Revestir 2020 seus dois novos espelhos da linha Olimpo, o retangular Afrodite (foto) e o redondo Nice: ambos têm laterais jateadas, armação de alumínio anodizado preto e sistema embutido de desembaçador e iluminação LED acionados por toque.

Outro lançamento é o da Linha Concreto: o conjunto para o gabinete inclui um grande espelho redondo com moldura de resina com aparência de concreto. Na área da acessibilidade, vale destacar ainda o Espelho Inclinável, para idosos e pessoas com deficiência.

expo-revestir-ideia-atenua

 

Acústica percebida na prática
Este ano, a Atenua Som montou em seu estande uma cabine acústica com vidro insulado e alumínio (foto 1): quem entrava nela podia conversar sem ouvir o barulho do lado de fora, enquanto os visitantes do outro lado não tinham como escutar o som do lado de dentro.

Outro destaque da empresa foi a Excellence, janela antirruído sobreposta que pode ser instalada sobre a estrutura já existente no ambiente.

Assim como no ano passado, a Atenua Som também teve a Ideia Glass como parceira na mostra. Alguns dos produtos apresentados pela empresa foram a opção de portas bipartidas no seu Kit Certo, bem como o boxe Flex em versão de canto (foto 2).
expo-revestir-claris

 

Para vidros jumbo
Várias empresas mostraram portas de vidro de grandes dimensões. A Autem expôs diversas opções em seu portfólio, com destaque para a Porta Pivotante (foto 1): ela pode levar temperados ou laminados com até 2 m de comprimento e 5 m de altura, com esquadria de alumínio e pintura eletrostática.

A Claris, conhecida por seus sistemas de vidro e PVC, substituiu este último material pelo alumínio na Porta Minimalista para esquadrias mais finas (foto 2), valorizando a transparência do vidro. Ela pode ser feita com laminados de até 3 m de comprimento e 6 m de altura.

Houve ainda um lançamento da Weiku do Brasil nessa área (veja mais na sequência desta reportagem).
cebrace

 

Novo vidro para o Brasil
Embora a Cebrace já tenha participado várias vezes da Expo Revestir, esta foi a primeira vez em que ela esteve presente com seu próprio nome (foto 1), e não com os das linhas Habitat e Vivânce. Isso se refletiu em seu estande, dedicado não só às soluções decorativas e de controle solar, mas também aos produtos voltados a outros segmentos – caso do Cebrace Crystal Gold e Crystal Silver, dedicados ao setor industrial, como a fabricação de eletrodomésticos (foto 2).

O Cool Lite BRZ 130 (foto 3), citado na reportagem especial da edição passada de O Vidroplano, foi oficialmente lançado dentro do evento: trata-se de um vidro de controle solar com tonalidade bronze e baixa reflexão interna, desenvolvido especialmente para atender necessidades apontadas por arquitetos brasileiros para a empresa.

Vale destacar ainda os “espaços instagramáveis”, em que os visitantes podiam se fotografar dentro de uma estrutura de vidro extra clear que levava a pessoa a parecer estar suspensa no ar, ou no centro de uma espiral com espelhos Cebrace cinza refletindo-a de diversos ângulos.

eletromec

 

Envidraçando a cozinha
Várias novidades da Elettromec fazem uso do nosso material. A coifa Pandora, por exemplo, leva temperados em todas as suas faces, além de ter sistema pendular ajustável. Já a Adega 181 Garrafas, da linha Vetro, tem porta de insulado, garantindo assim tanto eficiência na refrigeração como ausência de condensação de vapor d’água na sua superfície. A linha Vetro, aliás, traz vários eletrodomésticos com temperados pretos em suas faces, como micro-ondas, fornos e gavetas aquecidas (foto).

pado

 

Segurança com modernidade
O lançamento da Pado para o nosso setor é a FDV-200 (foto), fechadura digital para portas de vidro. Seus diferenciais começam na hora de instalá-la, pois o acessório é encaixado sobre o vidro, sem necessidade de furação ou recorte da peça. Além disso, permite cadastrar até oitocentas senhas e duzentas identificações biométricas. A FDV-200 pode ser usada tanto em portas de vidro pivotantes, como nas de correr, seja em sistemas de fechamento entre duas folhas de vidro ou entre vidro e alvenaria ou madeira.

sikaflex

 

Ideal para vidros
O espaço da Sika contava com vários televisores, cada um exibindo vídeos de um produto específico. Um deles é o Sikaflex-112 Crystal Clear (foto), adesivo com uma boa força de colagem inicial, para aplicação na maioria dos materiais utilizados na construção. Um de seus principais diferenciais é que ele é 100% transparente, tornando-o ideal para colagens com vidro.

 

weiku

 

Revestimentos e minimalismo
O principal lançamento da Weiku do Brasil, a linha Corstone de revestimentos, foi usada em todo o estande da empresa (foto 1): com imagens impressas em tecidos colocados entre as camadas de vidros laminados de alta resistência, o produto permite diversificação criativa muito acima da média, em especial quando comparada a revestimentos cerâmicos, além de poder reproduzir a aparência de mármores, granitos e pedras preciosas.

Outra novidade da empresa, a Linha VistaMax de portas de vidro (foto 2) troca as tradicionais esquadrias de PVC da Weiku por outras mais finas mas com a mesma resistência, de alumínio. O produto é voltado para aplicações de conceito minimalista, com grandes vãos valorizando a transparência e refletividade do vidro.

 

Este texto foi originalmente publicado na edição 568 (abril de 2020) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista.



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters