Vidroplano
Vidroplano

10º Encontro Sul-Brasileiro é realizado no PR

22/11/2021 - 10h43

Cerca de 200 pessoas participaram da 10ª edição do Encontro Sul-Brasileiro de Vidreiros nos dias 21 a 24 de outubro, no Mabu Thermas Grand Resort, em Foz do Iguaçu (PR). O evento, organizado pela Adivipar-PR, em parceria com a Ascevi-SC e com o Sindividros-RS, foi o primeiro de grande porte de nosso setor em formato presencial desde o início da pandemia.

A programação trouxe palestras com temas variados, um espaço para exposição de produtos das empresas apoiadoras e atividades de lazer para os participantes. A seguir, O Vidroplano apresenta um apanhado desse conteúdo.

 

encontro-sul2

 

Reencontro do setor
A cerimônia de abertura, no dia 21, contou com representantes das três entidades sulistas no palco. O momento também foi marcado pela posse de Lucas Bremm de Oliveira como novo presidente da Adivipar – embora ele já desempenhasse essa função desde o ano passado, a pandemia impediu que houvesse uma solenidade oficial para isso. Oliveira falou dos seus sentimentos à frente da gestão atual e agradeceu aos antecessores, associados e à diretoria pelo apoio.

Nos discursos feitos na sequência, representantes de entidades vidreiras destacaram a emoção de participar de um evento como esse depois de tanto tempo. José Domingos Seixas, presidente da Abravidro, cumprimentou a Adivipar pela dedicação para que o encontro fosse possível.

O dirigente do Sindividros-RS, Rafael Ribeiro, destacou que o sindicato gaúcho comemora 80 anos de existência em 22 de novembro. Samir Cardoso, primeiro-tesoureiro da associação catarinense e presidente do Sindicavidros-SC, reforçou a importância da atuação das entidades sulistas em tempos de pandemia.

 

escontro-sul3

 

Da sucessão familiar à inteligência emocional
A primeira palestra, Como fazer a sucessão familiar?, foi ministrada por Loren D Angelo, diretora da Dale Carnegie em Campinas e Região de São Paulo. Loren enfatizou a importância da troca de conhecimentos entre os gestores atuais das empresas e os filhos que irão sucedê-los. Líderes eficientes são aqueles que ouvem e valorizam as opiniões dos sucessores, os quais tornam-se mais engajados com o presente e futuro das empresas quando seus pais apresentam honestidade e integridade nas atitudes.

Marcos Sousa, diretor da Superação Treinamentos e Consultoria, ao falar sobre o tema Você realmente sabe vender?, alertou que adaptar os canais de vendas aos tempos atuais é essencial. De acordo com ele, 97% dos idosos acessam a Internet, enquanto 66% dos brasileiros são ativos nas redes sociais. Por isso, é importante que as empresas se façam presentes em espaços como o WhatsApp Business e Live Commerce.

 

encontro-sul4

 

Com o tema Planejamento sucessório tributário e patrimonial, Alexandre Dangui, sócio-fundador do escritório Carminatti & Dangui Advogados Associados, apresentou uma visão geral sobre algumas soluções disponíveis na realidade brasileira para essa área. Para Dangui, não há solução mágica: cada empresa tem de escolher aquilo que é mais adequado às expectativas de seus fundadores e da realidade da companhia, verificando, entre outros pontos, se há sucessores aptos a administrá-la.

Na última palestra, Inteligência emocional e inovação, Allan Costa, cofundador da plataforma AAA Inovação, provocou a plateia a mudar seu modelo mental para abraçar mudanças e pensar sobre a essência de seus negócios de forma a deixar o cliente satisfeito. Afinal, em tempos de mudança acelerada, poucas coisas são imutáveis – e uma delas é a necessidade de ter clientes satisfeitos.

Outras atividades
Nos intervalos entre as palestras, os participantes puderam visitar uma área com estandes da Acidatos, patrocinadora master do encontro, e das demais empresas apoiadoras da iniciativa – Agmaq, Arbax, Bottero, Diamanfer, ECG Sistemas, Finoglas, Glassparts, Glasspeças, GR Gusmão, Indoor Glass, Intermac, Latamglass, Lopes Máquinas, Massfix, Muniz Representações, Sicoob, Sglass, SYM e Vetro Máquinas.

Outra atividade paralela, realizada no dia 23, foi o treinamento “Como fazer a sucessão familiar”, ministrado por Loren D Angelo. O conteúdo foi direcionado especificamente para os filhos dos empresários vidreiros na faixa de idade de 15 a 30 anos.

Houve ainda espaço para uma apresentação institucional da Abravidro. José Domingos Seixas exibiu um vídeo com as ações promovidas pela associação e reforçou a importância de os processadores participarem da pesquisa que possibilita a produção do Panorama Abravidro, estudo econômico e produtivo anual realizado pela entidade.

 

encontro-sul5

 

Hora do lazer
Se os dias do 10º Encontro Sul-Brasileiro eram dedicados à troca de conhecimentos e networking, as noites trouxeram atividades para descontração. No dia 21, houve uma apresentação de danças típicas da tríplice fronteira em que Foz do Iguaçu se encontra.

Na noite seguinte, os participantes puderam aproveitar um jantar especial de costela de dois fogos, com música ao vivo.

Já no jantar de encerramento do encontro, houve um show do Grupo Contemplação, que contou ainda com uma apresentação de dança feita pelo casal Heide e Rogério Alves, da Prisma Têmpera, associada da Adivipar.

 

encontro-sul6

Missão cumprida!
O 10º Encontro Sul-Brasileiro de Vidreiros foi encerrado com o discurso de Lucas Bremm, no qual agradeceu à comissão organizadora, bem como aos parceiros e participantes. Ao final, juntaram-se a ele no palco Rafael Ribeiro (Sindividros-RS); Samir Cardoso (Ascevi) e José Domingos Seixas para o encerramento oficial.

“Acredito que só o fato de podermos estar juntos, presencialmente, compartilhando informações e recebendo conteúdo já caracteriza uma grande vitória. Foi um lindo evento, recheado de aprendizado, emoção e oportunidades para os participantes realizarem negócios”, afirmou Oliveira para O Vidroplano.

A próxima edição do Encontro Sul-Brasileiro de Vidreiros será realizada no Rio Grande do Sul, em 2023 – a data e o local ainda serão anunciados.

Este texto foi originalmente publicado na edição 587 (novembro de 2021) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista.



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters