Vidroplano
Vidroplano

11º Encontro Sul-Brasileiro é realizado em Gramado (RS)

18/12/2023 - 12h18

Dos dias 16 a 19 de novembro, a cadeia vidreira do Sul do País se reuniu em Gramado (RS), no hotel Wish Serrano, local estrategicamente escolhido para ser a sede da 11ª edição do Encontro Sul-Brasileiro de Vidreiros. Com organização do Sindividros-RS, contando com o apoio de Ascevi-SC e Adivipar-PR, as demais entidades da região, o tradicional evento bienal contou com a presença da Abravidro, representada pela superintendente Iara Bentes.

Cerca de duzentas pessoas – entre profissionais do vidro, empresários, familiares e parceiros das associações – estiveram na Serra Gaúcha para prestigiar o encontro. A programação foi intensa, nutrindo os participantes de conhecimentos para o dia a dia das empresas graças a palestras comandadas por especialistas de diversas áreas. Teve até tempo para um passeio no SkyGlass, em Canela, reconhecido como a maior plataforma de vidro do mundo – apesar de a chuva ter atrapalhado o momento. A seguir, confira um resumo dos melhores momentos do encontro.

 

encontrosul2

 

Movimento e ação
Com direito a discurso do presidente do Sindividros-RS, Rafael Ribeiro, a cerimônia de abertura foi realizada na noite do dia 16, seguida por um coquetel de boas-vindas aos participantes. No dia seguinte, Márcio Mancio – especialista na área de liderança, motivação e vendas –, eleito o melhor palestrante do Rio Grande do Sul, apresentou a palestra Ações que fazem a diferença. De forma bastante descontraída, ele ressaltou características das pessoas propensas ao sucesso, como foco, coragem, ousadia e diferencial competitivo. Mâncio também fez questão de destacar o privilégio de viver o evento com profissionais que vieram de diversas partes do país para se aperfeiçoar e se motivar – ação que seria o caminho para quem deseja viver o sucesso.

 

encontrosul3

 

Balanço econômico
Giovani Baggio, economista-chefe da Federação e o Centro das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs), falou do tema Cenário econômico e perspectivas para 2024. Ele destacou que o futuro do Brasil será desafiador, salientando a dificuldade de crescimento na Europa, por conta das guerras e de problemas de política monetária apertada, os sinais de desaceleração da economia dos Estados Unidos e as dificuldades enfrentadas pela China depois da reabertura pós-pandemia. Apesar das dificuldades, o economista estima que o crescimento do País para o próximo ano deve variar entre 1,5% e 2%.

 

encontrosul4

 

Jornadas, dilemas e reflexões
Uma jornada em busca do entendimento acerca dos dilemas humanos: assim podemos definir os momentos divididos entre o público e o especialista em comportamento humano Gabriel Carneiro durante a palestra A vida que você faz. Abrindo o segundo, e último, dia de conteúdo, Carneiro propôs uma reflexão profunda, tratando sobre a importância de se acreditar em si e sobre como pequenos gestos são vetores para verdadeiras mudanças.

 

encontrosul5

 

Como encarar mudanças
Encerrando com chave de ouro o ciclo de palestras, o especialista em mudança de comportamento e professor da FGV, Marcelo de Elias, realizou a apresentação Atitude Rock’n Roll. Elias preparou o público, com didática e bom-humor, para lidar com mudanças inesperadas, por meio de dicas sobre como escolher os melhores caminhos para encará-las. Valorização das diferenças e capacidade para superar a adversidade com criatividade e inovação também foram temas dissecados pelo acadêmico.

Este texto foi originalmente publicado na edição 612 (dezembro de 2023) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista.

Créditos das fotos: Rafael Cavalli



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters