Vidroplano
Vidroplano

12º Tecnovidro debate prática recomendada

21/12/2021 - 09h36

A 12ª edição do Tecnovidro, realizada em versão online pela Amvid-MG e pelo Sinvidro-MG no dia 24 de novembro, foi organizada como uma grande mesa de debate com o objetivo de conversar de forma leve, mas direcionada, sobre a ABNT PR 1010 — Aplicação e manutenção de vidros na construção civil. O evento fez parte da programação do MinasCon 2021 (Encontro Unificado da Cadeia Produtiva da Indústria da Construção).

A conversa teve como mediadora Alessandra Rodrigues, diretora-executiva da Amvid-MG e do Sinvidro-MG. A Abravidro foi representada por Vera Andrade, sua coordenadora técnica, que mostrou como esse novo tipo de documento da ABNT permite abordagem mais didática e maior flexibilidade na forma de apresentação, com linguagem mais simples e acessível para o público não especialista, além do uso de fotos e ilustrações menos técnicas e coloridas. Vera apresentou o conteúdo dessa prática recomendada (PR), incluindo a tabela Que vidro usar?, elaborada pela Abravidro em 2018 para a campanha #TamoJuntoVidraceiro e agora presente também na ABNT PR 1010.

Mauricio Fernandes de Jesus, coordenador de Vidro Plano da Associação Brasileira das Indústrias de Vidro (Abividro), comentou o processo de elaboração do texto da PR, processo liderado pela Abravidro e Abividro que contou ainda com a participação de diversas entidades. Ele também falou sobre o patrocínio oferecido pelo portal Vidro Certo, o que possibilitou tornar o documento gratuito para todos os interessados, contribuindo assim para alcançar o maior número possível de pessoas e permitindo a ampla divulgação de conhecimento sobre nosso material.

Tereza Cristina Magalhães, coordenadora e professora do curso de engenharia civil do Centro Universitário Newton Paiva, avaliou a importância do documento tanto na área acadêmica como no canteiro de obras. “A ABNT PR 1010 irá contribuir enormemente para a formação dos engenheiros e profissionais, uma vez que é rica em conhecimento de fácil interpretação”, declarou. “A forma leve como foi redigida incentiva o profissional a procurar a informação e aplicá-la na íntegra, evitando erros na indicação de materiais adequados a cada processo construtivo.”

Interação com o público
O bate-papo sobre a ABNT PR 1010 não ficou limitado aos convidados: os espectadores tiveram voz ativa ao longo do evento. Por meio de uma janela de chat, eles enviaram diversas perguntas, todas respondidas pelos especialistas.

“O 12º Tecnovidro foi uma excelente oportunidade de apresentação e divulgação da prática recomendada para o público mineiro”, avalia Vera, da Abravidro. Mauricio, da Abividro, concorda: “A discussão ao longo do encontro foi muito importante, em especial com a sinalização dos outros membros da mesa de que ações desse gênero podem ajudar os profissionais e estudantes a entender as aplicações do vidro”.

Para Alessandra, da Amvid-MG e Sinvidro-MG, o 12º evento atendeu as expectativas da entidade mineira: “Agradecemos muito aos debatedores, por aceitarem o convite para estarem conosco; aos organizadores do Minascon, pelo convite que nos permitiu mais uma vez fazer parte da grade do maior evento da construção civil do Estado de Minas Gerais; ao portal Vidro Certo, pelo patrocínio; e aos nossos apoiadores AGC, Cebrace, Guardian, Reflex Tempervidros, Saint-Gobain Glass e Vivix”.

Crédito da imagem de abertura: Reprodução

Este texto foi originalmente publicado na edição 588 (dezembro de 2021) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista.



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters