Vidroplano
Vidroplano

12º VidroSom debate desempenho acústico

22/11/2019 - 14h28

120 pessoas acompanharam a 12ª edição do VidroSom – Seminário de Soluções Acústicas em Vidro, realizada no dia 18 de outubro durante o 10º Salão Itinerante de Esquadrias e Vidro (Saie Vetro), em Florianópolis. Este ano, o tema do evento foi Saúde, qualidade de vida e soluções acústicas práticas: sem conhecimento, nada se resolve!.

Entre os palestrantes do seminário, que teve patrocínio da Cebrace e apoio do Grupo Saint-Gobain, esteve o professor Fernando Westphal (foto 1), do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), responsável por destacar o desempenho térmico das esquadrias nas diferentes regiões do País. Já Edison Claro de Moraes (foto 2), diretor da Universidade do Som e idealizador do seminário, criticou a falta de informação do mercado: segundo ele, por conta disso, os consumidores escolhem materiais inadequados para resolver problemas de barulho em imóveis.

Remy Dufrayer, gerente de Desenvolvimento de Mercado da Cebrace, destacou o papel do vidro e da esquadria no conforto acústico, comentando tópicos como as vantagens do laminado e o fato de que o desempenho do isolamento dependerá dos índices de redução do vidro e também dos demais conjuntos envolvidos. Por sua vez, a engenheira Michele Gleice da Silva, diretora técnica do Instituto Tecnológico da Construção Civil (Itec), apresentou os requisitos da norma para esquadrias.

Houve ainda apresentações do arquiteto Fernando Neves, da Saint-Gobain (mostrou exemplos de isolamento acústico em restaurantes, salas de convenções, auditórios e escritórios) e do empresário Roberto Papaiz, diretor da Screenline e presidente do Itec, com o tema As janelas do futuro.

Este texto foi originalmente publicado na edição 563 (novembro de 2019) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista.



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters