Vidroplano
Vidroplano

5º Simbrie discute uso inteligente do vidro em esquadrias

23/11/2022 - 11h55

No mês de outubro, ocorreu a 5ª edição do Simpósio Brasileiro da Indústria de Esquadrias (Simbrie). Organizado pelo Canal do Serralheiro, o evento online contou com o apoio da Abravidro e de outras entidades, como Associação Brasileira do Alumínio (Abal), Associação nacional de Fabricantes de Esquadrias de Alumínio (Afeal), Associação Nacional dos Fabricantes de Janelas Eficientes (Anfaje) e Associação Brasileira dos Fabricantes de Sistemas, Perfis e Componentes para Esquadrias de PVC (Aspec PVC).

Com início no dia 17, a edição 2022 trouxe como tema central a “Produtividade, competitividade e Inovação na Indústria de Esquadrias para o Desenvolvimento do Setor”. Para palestrar, os organizadores, entre os quais o professor Alexandre Araújo, idealizador e sócio-proprietário do Canal do Serralheiro, trouxeram especialistas de diversas áreas para falar sobre temas como inovações tecnológicas e normas técnicas. Confira a seguir o resumo de algumas palestras realizadas ao longo dos quatro dias de evento que abordaram de forma mais direta o uso do vidro.

Abertura – Inovações e normas para evolução do setor
No primeiro dia de simpósio, o evento teve a participação dos engenheiros Igor Alvim, diretor técnico da QMD Consultoria, e Helio Donizetti, gerente técnico da Perfil Alumínio.

Na primeira palestra, Alvim discorreu sobre como o mercado brasileiro precisa lidar com as tendências e evolução das esquadrias no século 21. Outro ponto levantado pelo engenheiro foi a preocupação cada vez maior dos fabricantes com a qualidade oferecida e com o cumprimento das normas técnicas – sendo fundamental manter a busca pelo conhecimento para inovar nas soluções oferecidas e se destacar da concorrência. Na visão dele, a evolução no segmento fez com que as empresas focassem além, valorizando não só a resistência como também a estanquidade e a estética dos produtos.

Na sequência, foi a vez de Donizetti falar sobre como especificar esquadrias de alto desempenho utilizando as normas brasileiras. O engenheiro listou as diretrizes consideradas mais relevantes relacionadas às esquadrias, entre as quais a ABNT NBR 15575 — Desempenho de edificações habitacionais e a ABNT NBR 10821 – Esquadrias para edificações.

Ele destacou também os benefícios do uso de materiais de alta eficiência em obras, alertando sobre as consequências dos improvisos e a importância de informar os clientes acerca das revisões e das manutenções. Outro ponto citado pelo engenheiro foi a atenção que precisa ser dada para o local em que a esquadria será instalada, havendo a necessidade de estudos prévios para compreensão de pontos essenciais, entre eles o desempenho.

2º dia – Tecnologias a favor do mercado
Sua empresa está preparada para a indústria 4.0? Aqueles que acompanharam os trabalhos do 2º dia do Simbrie souberam o quanto empresas do ramo de esquadrias precisam voltar a atenção para esse e outros temas. Para falar dos assuntos do dia, João Gomes, diretor-comercial e de Marketing da Caixiave (indústria europeia de esquadrias) e presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Janelas Eficientes (Anfaje), em Portugal, e Marcos Lemes, sócio-diretor da EsquadGroup, assumiram a palavra.

A mensagem clara de ambos foi que a busca pela renovação de conhecimentos e investimento em tecnologias são indispensáveis – quem não estiver atento a tais pontos ficará, sim, para trás. Enquanto Gomes observou uma série de tendências tecnológicas na industrialização da construção, como o uso de realidade virtual e aumentada para proporcionar experiências imersivas com a obra a ser construída, Lemes tratou sobre a importância do uso de softwares nos resultados das empresas. Ele destacou, inclusive, os seus diferentes tipos e as soluções mais recentes do mercado – e reforçou as desvantagens por parte das empresas de esquadrias que insistem em negligenciar a importância dessas ferramentas para o andamento efetivo das atividades.

3º dia – Aprimoramento e resultados
Assuntos como medidas para contenção de problemas com manutenções em obra e soluções para valorizar o destaque nas vendas foram a bola da vez. Para discorrer sobre tais pontos, foram os convidados do penúltimo dia de simpósio a arquiteta Audrey Dias, sócia-diretora do Grupo Aluparts e professora de pós-graduação, e Lamartiny Gomes, engenheiro e gerente de Segmento e Portfólio da Guardian.

Em sua palestra, Dias deu exemplos dos principais causadores de problemas em esquadrias, enfatizou a importância de mapear as causas e listou também as principais normas técnicas que regem o ciclo de vida de uma edificação, em especial a ABNT NBR 14037 — Diretrizes para a elaboração de manuais de uso, operação e manutenção das edificações – Requisitos para elaboração e apresentação dos conteúdos. A arquiteta também alertou sobre a importância das ações preventivas e o quanto adiá-las tende a aumentar significantemente os custos diretos no projeto.

Por sua vez, Gomes destacou a importância do conhecimento técnico do vendedor, citando diferentes tipos de vidro de alta performance, para que se garanta a melhor solução ao cliente. Outros temas como vendas consultivas também foram abordados – e, na esteira do assunto, o engenheiro aproveitou para apresentar de forma didática um passo a passo detalhado do processo de vendas no setor de esquadrias.

4º dia – Especificar para aplicar
No 4º e último dia do Simbrie, Carlos Facchinetti, representante da 1Niq Soluções, palestrou sobre Como especificar o vidro na construção civil?. Com dicas valiosas sobre o assunto, além de uma breve aula sobre o conceito de norma técnica e a sua importância para os setores vidreiro e serralheiro, Facchinetti revelou os processos de fabricação do vidro de segurança e tratou sobre os principais pontos da ABNT NBR 7199 — Vidros na construção civil – Projeto, execução e aplicações.

Finalizando o evento, Alexandre Araújo mediou ainda o painel de debates sobre a liderança feminina na indústria de esquadrias, no qual empresárias do setor puderam expor os desafios da mulher nos papéis de líderes de empresas, esposas e mães.

 

Este texto foi originalmente publicado na edição 599 (novembro de 2022) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista.

Crédito da imagem de abertura: Divulgação



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters