Vidroplano
Vidroplano

ABNT publica revisão da norma para vidros laminados

24/03/2023 - 09h25

No dia 28 de fevereiro, a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) publicou a versão atualizada da norma ABNT NBR 14697 — Vidro laminado. A revisão do documento técnico foi feita pelo Comitê Brasileiro de Vidros Planos (ABNT/CB-37) com o objetivo de atualizar seu conteúdo.

Vale citar que a norma revisada já pode ser acessada pelos associados da Abravidro: conforme noticiado na edição de fevereiro de O Vidroplano, todas as empresas afiliadas à entidade agora têm acesso online imediato às normas vidreiras do ABNT/CB-37, além de outros documentos relacionados a nosso material.

Acompanhando a evolução do mercado
Luiz Barbosa, gerente técnico de Vendas da Vivix e coordenador da Comissão de Estudos do ABNT/CB-37, observa que esta é a primeira revisão da ABNT NBR 14697. “A nova versão está mais atual e aderente com o mercado brasileiro. A comissão trabalhou para deixá-la mais didática, com textos explicativos e até mesmo com exemplos de cálculos, a fim de reduzir as possíveis dúvidas ou interpretações divergentes”, afirma Barbosa.

A adequação da norma ao mercado pode ser vista, por exemplo, na abordagem da utilização do laminado composto com vidros termicamente tratados (temperados ou termoendurecidos), considerando que o uso dessa composição vem crescendo no Brasil nos últimos anos. Dessa forma, o texto passa a orientar o mercado sobre a fabricação e aplicação dessa solução, além de esclarecer dúvidas existentes sobre as características desse tipo de composição.

Outra novidade na versão revisada da ABNT NBR 14697 é a atualização dos ensaios que avaliam o desempenho do laminado enquanto vidro de segurança: além do teste de classificação de segurança, a norma agora conta também com um novo ensaio para avaliação do comportamento de quebra do vidro laminado. Foi incluído ainda um requisito para determinar os limites de empenamento para o produto em questão.

Contribuição da sociedade
A revisão da ABNT NBR 14697 passou por duas consultas nacionais. Assim, a sociedade pôde contribuir para o aprimoramento do texto. Também é importante ressaltar o profissionalismo dos membros da comissão de estudos, os quais colaboraram com informações valiosas para tornar a nova versão da norma mais abrangente, completa e clara possível.

Este texto foi originalmente publicado na edição 603 (março de 2023) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista.

Crédito da foto de abertura: Cris Martins



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters