Vidroplano
Vidroplano


Abravidro realiza palestras no MS e em SP em março

26/03/2024 - 17h50

Clélia Bassetto, analista de Normalização da Abravidro, realizou uma série de palestras este mês pelo Brasil.

cbmms

A primeira delas, na manhã do dia 14, foi ministrada na sede do Comando Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Mato Grosso do Sul (CBMMS). Estiveram presentes o comandante de Diretoria de Atividades Técnicas (DAT) do CBMMS e os técnicos da corporação responsáveis por fazer vistorias e avaliar projetos para o fornecimento do Habite-se (documento atestando as condições adequadas de habitação e concordando que o local está realmente pronto para receber moradores).

Na apresentação, Clélia abordou as principais regras da ABNT NBR 7199 Vidros na construção civil – Projeto, execução e aplicações, com ênfase nas aplicações do nosso material em áreas comuns, como portas, divisórias e guarda-corpos. Ela também falou sobre vidros resistentes ao fogo e comentou um pouco sobre o trabalho da Abravidro na divulgação das normas técnicas relacionadas ao vidro, destacando ainda o Educavidro, plataforma gratuita de ensino a distância para os profissionais do mercado vidreiro, que tem uma trilha profissional, especifica para bombeiros. A analista de Normalização da Abravidro também entregou ao comandante de DAT do CBMMS três exemplares da ABNT NBR 7199, considerando importante que os profissionais tenham o documento técnico sempre por perto para consulta.

A palestra faz parte do trabalho desenvolvido pela associação junto aos Corpos de Bombeiros pelo Brasil, a fim de orientá-los sobre as regras presentes na ABNT NBR 7199, visando ao trabalho de vistorias e avaliações dos vidros nas edificações.

 

palestrasmarço2

 

Ainda no Mato Grosso do Sul…

O presidente da Associação dos Vidreiros do Mato Grosso do Sul (Avims-MS), Luiz Carlos Mossin, também esteve presente na apresentação feita para o CBMMS e convidou Clélia para repetir a palestra, durante a tarde, para os associados da entidade vidreira sul-mato-grossense. Alguns participantes comentaram que observam muitos casos de aplicações incorretas de vidros, como o uso de temperados em guarda-corpos (sendo que somente laminados podem ser utilizados nessas estruturas). A analista de Normalização da Abravidro também apresentou o Educavidro para os associados da Avims e esclareceu dúvidas do público.

palestrasmarço3

Levando as normas a cursos do Senai Tatuapé

Clélia também ministrou palestras em São Paulo para três turmas do “Curso de Qualificação Profissional Vidraceiro”, na escola Senai Orlando Laviero Ferraiuolo – duas delas foram realizadas no dia 20 (uma à tarde e outra à noite) e a terceira no dia 23.

palestrasmarço4

Além da turma de vidraceiros, a turma do curso para mestre de obras juntou-se à dos vidraceiros para a palestra da noite do dia 20, enquanto a do de serralheiros esteve presente nas outras duas. Para Clélia, juntar turmas de outros treinamentos contribui para aumentar a abrangência das informações apresentadas. Além disso, os alunos dos treinamentos de serralheria e de mestre de obras mostraram-se bastante interessados pelo conteúdo abordado e entenderam a importância não só da aplicação correta dos vidros, mas também da especificação e instalação correta dessas peças.

palestrasmarço5

Normas de produtos e normas de aplicação do vidro foram o foco dessas palestras, com destaque para os vidros de segurança (temperado e laminado) e a explicação sobre o que permite classificá-los como tais. Como não poderia deixar de ser, a ABNT NBR 7199 também foi abordada, bem como a ABNT NBR 16259 – Sistemas de envidraçamento de sacada – Requisitos e métodos de ensaio, a ABNT NBR 14718 – Guarda-corpos para edificação, e a ABNT NBR 14207 – Boxes de banheiro fabricados com vidros de segurança, entre outras.

Clélia também aproveitou a oportunidade para divulgar o Educavidro, que já está sendo acessado por vários participantes do curso.

 

Fotos: Divulgação Abravidro



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters