Vidroplano
Vidroplano


Fesqua 2024 traz novidades e eventos simultâneos para o setor

16/09/2024 - 15h23

A 15ª Feira Internacional da Indústria de Esquadrias (Fesqua) foi realizada de 11 a 14 de setembro, no São Paulo Expo. O evento, montado a cada dois anos, reuniu  diversas marcas expositoras e recebeu milhares de visitantes, que puderam conferir as soluções apresentadas nas áreas de portas, janelas, fachadas, forros, portões, grades, acessórios e componentes, máquinas e equipamentos para a indústria de esquadrias e vidro.

O programa Vidro Certo teve um estande dentro da feira: nele, representantes da Associação Brasileira das Indústrias de Vidro (Abividro) conversaram com os visitantes e levaram conhecimento sobre o vidro e suas possibilidades de aplicação. Representantes da área técnica da Abravidro também estiveram por lá. O destaque do espaço foi para o Educavidro, plataforma de educação a distância (EAD) gratuita criada pelas entidades para levar conteúdo técnico atualizado e relevante a qualquer pessoa interessada em ampliar seus conhecimentos sobre vidros planos: em comemoração ao primeiro ano da iniciativa, novos cursos foram lançados. Além disso, o aplicativo do Educavidro também foi apresentado no estande: ele proporciona fácil acesso à plataforma, com o objetivo de alcançar um público cada vez maior.

Outra entidade que esteve presente na Fesqua 2024 foi a Associação Catarinense das Empresas Vidreiras (Ascevi): ela levou ao evento uma caravana de duzentos visitantes, e marcou presença no estande da empresa ECG Sistemas, onde divulgou o Educavidro e os próximos eventos que a associação catarinense está preparando para este ano.

Em termos de lançamentos, a AGC apresentou na feira o Sunlux Champanhe, seu novo vidro de controle solar, aliando a redução de passagem de calor a uma estética diferenciada. A Guardian apresentou o SuperClear, que tem 90% de transmissão de luz e cuja tonalidade é 66% mais neutra quando comparada ao vidro incolor comum; e o Solar Plus G31, produto de controle solar desenvolvido para atender as exigências de alta performance, baixa reflexão e fácil processamento. A Vivix destacou a linha de vidros Vivix Acústico, recém-lançada no mercado e indicada para aplicação em larga escala nas janelas de fachadas de edifícios residenciais ou comerciais, assim como em divisórias de ambientes que necessitam de isolamento de ruídos externos.

Além das empresas que atuam no ramo de esquadrias, marcas vidreiras estiveram presentes como expositoras na Fesqua este ano, como a Alumitec, Blindex, Cristal Sete, Divinal Vidros, Divimax, GlassParts, Ideia Glass, Pestana Vidros, PKO Vidros, Roll Door, Screenline e Unividros.

 

Eventos simultâneos

A 15ª Fesqua teve várias atividades simultâneas. Entre elas, pode-se salientar a 17ª edição do Seminário de Soluções Acústicas em Vidro (VidroSom), realizada no dia 13 de setembro. O tema do evento deste ano foi Como trabalhar energeticamente os envoltórios de uma edificação: tipos de vidro, sustentabilidade e conservação de energia em fachadas.

Entre os destaques do 17º VidroSom, Edison Claro de Moraes, diretor-comercial da Atenua Som, criador do VidroSom e da Universidade do Som, anunciou que a cidade de São Paulo sediará a próxima edição do Inter-Noise – maior congresso de acústica do mundo –, de 24 a 27 de agosto de 2025.

A Fesqua também contou com o 6º Encontro Nacional da Indústria de Esquadria de Alumínio, realizado no dia 12 pela Associação Nacional de Fabricantes de Esquadrias de Alumínio (Afeal) para discutir os rumos do setor, destacando as perspectivas para a construção civil e o setor de incorporação imobiliária.

Foto: Fernando Saker



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters