Vidroplano
Vidroplano


2º dia da Glasstec 2024: empresas prezam pela sustentabilidade

23/10/2024 - 19h56

Estamos no segundo dia (23) da edição 2024 da Glasstec, considerada a feira vidreira mais importante do mundo. Ontem, nossa reportagem apresentou as novidades de algumas empresas expositoras no evento, mas ainda há muito mais para ver – afinal, são 1.200 marcas, muitas delas com atuação no mercado brasileiro. A seguir, conheça mais soluções presentes na Glasstec – várias delas com foco na sustentabilidade – e lembre-se: a cobertura completa estará presente na edição de novembro de O Vidroplano.

 

glasstec2024_dia2-eastman2

 

Laminados mais sustentáveis
O carro chefe da Eastman este ano é o Saflex LiteCarbon Clear, interlayer de PVB com uma pegada menor de carbono (por ora exclusivo para o mercado europeu): sua fabricação inclui o uso de material reciclado e maior eficiência energética, proporcionando um produto mais sustentável (e que contribui para a obtenção de certificação Leed nas obras) ao mesmo tempo que mantém as principais propriedades e o desempenho dos interlayers Saflex tradicionais, sem perda de visibilidade ou de segurança. A novidade vai ao encontro de outra solução da empresa, a Saflex Embodied Carbon Calculator (Calculadora de Carbono Incorporado Saflex), ferramenta que permite avaliar e comparar rapidamente o impacto ambiental de suas escolhas de vidro laminado, ajudando a tomar decisões informadas para reduzir sua pegada de carbono com a geração de um relatório detalhado em PDF para fácil referência e manutenção de registros.

Outro novo interlayer – este exclusivo para o mercado estadunidense – é uma solução de segurança com três camadas (duas de PVB e uma de PET) com cerca de 1,9 mm de espessura, permitindo deter ou segurar ataques de atiradores a edificações e ganhar tempo para a evacuação das pessoas ali presentes. Destaque também para o Saflex FlySafe (voltado para evitar a colisão de aves contra o vidro) em versão mate, menos brilhante, além das novas cores de películas para a linha Vanceva.

 

glasstec2024_dia2-keraglass

 

Da impressão à automação
Entre os destaques da Keraglass, está a Vivida, máquina de impressão digital de alta definição a jato de tinta cerâmica: segundo a empresa, ela permite levar a criatividade nesse trabalho a outro patamar, proporcionando nível impressionante de detalhes e cores vibrantes. Outra novidade é o sistema Klass (foto): a solução utiliza um processo automático de manipulação e armazenamento do vidro, além de integrar as diversas linhas de processamento; o design modular do sistema atende às necessidades específicas de cada planta, gerenciando e organizando o fluxo do nosso material.

 

glasstec2024_dia2-kerajet

 

Variedade de opções para impressão
Este é o primeiro ano da Kerajet como expositora na Glasstec. A empresa está apresentando as principais linhas de impressoras digitais da marca Dip-Tech, como a GPi (de alto rendimento, permitindo imprimir uma ampla gama de opções), a Dip-Tech DX-3 (com alta resolução de imagens graças à tecnologia SmartDrop) e a Dip-Tech Machinery VX-3 (com sistema de índice dinâmico automático para posicionar vários formatos de vidro juntos).

 

glasstec2024_dia2-kuraray

 

Proteção ao meio ambiente e aos veículos
Entre as novidades da Kuraray, o interlayer Trosifol R3, de PVB, é fabricado com conteúdo reciclado, de forma a reduzir o impacto ambiental de sua produção sem comprometer seu desempenho: segundo a empresa, o lançamento oferece uma redução de até 90% nas emissões de carbono em comparação com interlayers de PVB padrão, e já está em processo para obtenção de certificação ISO. Outros interlayers interessantes são o Trosifol SkyViera e o Trosifol Greys, ambos voltados para tetos solares no setor automotivo: além de contribuir para a estética do veículo, eles também fornecem proteção superior.

 

glasstec2024_dia2-prodim

 

Digitalizando medições
A Prodim trouxe como novidade um software específico para o mercado vidreiro, que permite a sobreposição entre a foto do vão a ser preenchido e das medições marcadas, gerando um rendering em 3D para ilustrar ao cliente como ficará a estrutura final, usado em conjunto com o sistema de medição Proliner Generation X, responsável por facilitar o desenvolvimento de modelagem digital para projetos.

 

glasstec2024_dia2-pujol

 

Produtos para privacidade, resistência e transparência
O estande do Grupo Pujol dedicou atenção especial para seus diferentes interlayers. Entre eles, o i-ON é uma película polarizada (passando de transparente para opaca por meio de acionamento de corrente elétrica) que cumpre os requisitos da regulamentação europeia para uso em espaços externos, demonstrando excelente resistência à umidade. Por sua vez, o AB-AR é um interlayer estrutural projetado para aplicações que exigem um grau extra de segurança em espaços públicos ou destinados a suportar altas cargas lineares, oferecendo segurança passiva pós-quebra em vidro temperado. Vale destacar ainda a Evalam Crystal, película de EVA desenvolvida especificamente para laminação de Vidros extra clear, sem comprometer seu aspecto visual na superfície e nas bordas.

 

glasstec2024_dia2-sgg

 

Celebração da sustentabilidade
Na Glasstec 2022, a Saint-Gobain Glass lançou o Oraé, vidro com baixa pegada de carbono, contendo cerca de 70% de cacos reciclados entre suas matérias-primas. Este ano, a empresa celebrou os dois anos do produto: hoje, ele é fabricado na Alemanha, Espanha, França, Índia e Itália, e usado por sessenta processadores em treze países diferentes (o Oraé ainda não foi utilizado no Brasil). Ainda na linha da sustentabilidade, o grupo destacou ações de suas unidades pelo mundo em prol da descarbonização, destacando entre elas a operação da planta da Cebrace em Jacareí (SP), no Brasil, a qual conta com aproveitamento de biometano para geração de energia e tem parceria com a Massfix para ampliar a coleta de cacos a serem utilizados na produção de float.

Outras novidades foram a linha Eclaz de vidros low-e para janelas de alto desempenho, garantindo conforto térmico sem comprometer a visibilidade; a calculadora Calumen, que permite calcular dados importantes e confiáveis sobre o vidro (como eficiência térmica, acústica e impacto ambiental); e a linha de espelhos Miralite, com opções decorativas (conferindo um aspecto retrô aos ambientes) e de segurança (com a aplicação de uma resina que segura quase todos os estilhaços em caso de quebra).

 

glasstec2024_dia2-softsystem

 

Do Brasil para o mundo
Este ano, a brasileira Softsystem está entre as várias marcas expositoras da Glasstec – como é possível ver na foto, seu estande tem sido um ponto de encontro para os visitantes de nosso país presentes na feira alemã. A empresa apresenta aos visitantes os diferenciais do sistema de gestão empresarial ERP Pegasus para a otimização de processos e gestão para indústrias vidreiras. A empresa destaca que, a cada nova versão do Pegasus, ele se torna cada vez mais completo, suprindo novas necessidades do setor: o sistema está alinhado ao conceito de Indústria 4.0 e contém diferenciais como a ampla administração de processos, com informações precisas e instantâneas, permitindo a melhora de fluxos fabris e um controle maior dos ativos e passivos da empresa.

Foto de abertura: Messe Düsseldorf/ctillmann



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters